Página inicial > Últimas Notícias > Roçagem de terrenos particulares atinge a marca de 550 mil m² realizados

Roçagem de terrenos particulares atinge a marca de 550 mil m² realizados

• Criado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 16h26

Balanço do serviço, feito pela CMTU, indica que quase 630 locais foram fiscalizados entre janeiro e novembro deste ano

Na manhã desta quarta-feira (1º), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou um balanço dos serviços de limpeza de terrenos urbanos particulares realizados até o momento. De acordo com dados da CMTU, de janeiro de 2021 até o dia 26 de novembro, a companhia limpou 627 terrenos particulares com mato alto, o que equivale a 550 mil m² capinados.

O trabalho corresponde ao serviço de fiscalização realizado na área central e nos bairros de Londrina. E, em decorrência do patrulhamento, desenvolvido com base no Código de Posturas da cidade (Lei Municipal n° 11.468/2011), os proprietários dos locais particulares roçados foram autuados. Isso porque, segundo a legislação, é dever de cada dono manter seu lote em condições adequadas de higiene.

Desde janeiro, quando a CMTU notifica os responsáveis sobre a determinação, e durante o decorrer do ano, os terrenos precisam ser mantidos sem sujeira e livres do mato alto, inclusive na área de calçada. Por isso, quem descumpre a norma está sujeito à multa no valor de R$ 2,00 por metro quadrado, além do pagamento das despesas que o Município tem com a manutenção e da taxa de administração de 10% sobre os trabalhos executados.

Para o diretor de Operações da CMTU, Álvaro do Nascimento, que gerencia os serviços de limpeza urbana administrados pela companhia, há certo comodismo de alguns proprietários em transferir para terceiros a responsabilidade que é deles. “Eles deixam suas datas abandonadas, causando transtornos aos vizinhos e trazendo problemas à cidade como um todo. Esse ônus recai sobre a coletividade e o poder público é obrigado a intervir, de modo a amenizar a situação”, pontuou o diretor.

Além do aspecto de desleixo, o mato alto presente em áreas privadas pode servir de refúgio para roedores, cobras, aranhas, escorpiões e outros animais. Pode, ainda, esconder pessoas mal-intencionadas e facilitar o cometimento de crimes. Para denunciar à CMTU espaços em condições irregulares, a população deve entrar em contato pelo número (43) 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O registro das queixas pode ser feito também no site da companhia, no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br.