Página inicial > Últimas Notícias > Recadastramento de taxistas em Londrina termina com 83% da frota regularizada

Recadastramento de taxistas em Londrina termina com 83% da frota regularizada

• Criado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 09h55

Profissionais que não realizaram o procedimento na CMTU terão sete dias para justificar a ausência, sob pena de serem multados e perderem a licença para a atividade

Terminou na terça-feira (7) a prorrogação de prazo concedida pela Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para o recadastramento dos taxistas. Dos 372 profissionais autorizados a explorar o serviço de táxi na cidade, 208 realizaram o procedimento dentro do período original, transcorrido entre os dias 4 de outubro e 5 de novembro, e outros 102 buscaram regularização até a data de ontem.

Assim, o recadastro anual foi concluído com o saldo de 310 trabalhadores em dia com o Município. Os 62 faltosos começaram ser notificados nesta quarta-feira (8) pela CMTU e, agora, terão sete dias para justificar formalmente a ausência. Ao final desse intervalo, os taxistas cujos argumentos forem indeferidos serão multados e sofrerão a abertura de processo administrativo, que pode levar à cassação da licença.

O coordenador de Transporte Comercial da CMTU, José Carlos da Silva explicou que, mesmo após a finalização do prazo ampliado de recadastramento, a notificação dos ausentes é prevista em lei. “O procedimento é necessário para verificarmos, de fato, o que ocorreu com o autorizado. Sabemos de antemão que alguns morreram e outros desistiram da atividade, então nosso objetivo é aferir os alvarás remanescentes a fim de, eventualmente, fazermos uma redistribuição das licenças”, detalhou.

Silva destacou que os motoristas em exercício, que deliberadamente desprezaram o chamamento da CMTU, estão rodando de forma irregular e já podem ser autuados em R$ 293,47, segundo a Lei nº 10.969/210, que disciplina as condições para exploração do serviço de táxi em Londrina. Ele orienta que esses profissionais busquem a companhia o quanto antes, sob pena de serem submetidos à baixa de cadastro.

Já para os clientes a recomendação é que não se locomovam a bordo de veículos não recadastrados e, consequentemente, não vistoriados. A inspeção, realizada após os pedidos de revalidação do alvará, avalia itens como o taxímetro, as condições do envelopamento, cintos de segurança, extintores de incêndio, pneus e estepe, dispositivos elétricos, além de aspectos de limpeza e conservação da frota. “Trata-se de uma garantia de que aquele carro está em boa situação para circular”, alertou o coordenador.

Pelos telefones (43) 3379-7973; 3379-7966 e 3379-7928 é possível verificar, antes da corrida, se o automóvel solicitado está regular junto à CMTU. Para isso, basta que o usuário informe o número de identificação do veículo. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e serve também para o registro de denúncias de motoristas desautorizados a trabalhar.