Página inicial > Últimas Notícias > CMTU publica edital de licitação para novo contrato de coleta do lixo

CMTU publica edital de licitação para novo contrato de coleta do lixo

• Criado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 09h43

Avaliação das propostas está marcada para o dia 8 de fevereiro; será declarada vencedora do certame a empresa que apresentar a oferta de menor valor

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), publicou nesta quinta-feira (20) o edital de licitação, na modalidade pregão presencial, para a contratação do serviço de coleta de lixo na área urbana, distritos, patrimônios e vilas rurais da cidade. Firmado em 2017, o atual contrato vence no dia 24 de março.

As empresas interessadas no novo certame poderão protocolar os envelopes com as propostas até as 8h30 do próximo dia 8, na sede administrativa da CMTU. O credenciamento das participantes, bem como a avaliação das ofertas, ocorrerá logo em seguida, a partir das 9h.

Podem participar da disputa as organizações cujo ramo de atividade seja pertinente ao objeto licitado, que preencherem as condições de habilitação exigidas no edital, disponível no endereço licita.cmtuld.org.

Para promover os serviços de coleta manual e mecanizada do rejeito e dos resíduos orgânicos domiciliares, com emprego de caminhões compactadores dotados de sistema de rastreamento, monitoramento e gerenciamento eletrônico, a CMTU está disposta a pagar o valor total estimado – para os 12 meses de vigência do acordo - de R$ 19.671.960,00.

O montante leva em consideração a previsão de recolhimento de até 11 mil toneladas/mês, com valor máximo unitário de R$ 149,03 para cada mil quilos de lixo retirado das residências. No contrato anterior o número era de 500 toneladas/mês a menos.

Será a vencedora do certame a empresa que oferecer o menor preço pela tonelada coletada. Na quantia total prevista em edital, estão incluídas todas as despesas diretas e indiretas decorrentes da execução do trabalho, inclusive impostos, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, fiscais, entre outros.

Segundo o diretor de Operações da CMTU, Álvaro do Nascimento, a nova contratação prevê a mesma estrutura de atendimento utilizada atualmente. “Trata-se de um serviço bem avaliado pela população, que atende mais de 250 mil imóveis e só não funciona aos domingos. Mantivemos os mesmos moldes da licitação passada para que, mesmo com o aumento dos insumos e da mão de obra registrado nos últimos anos, o impacto aos cofres públicos fosse o menor possível”, destacou.

Além de 114 coletores, divididos em 57 por turno, a futura terceirizada deverá disponibilizar ao Município 38 motoristas, dois fiscais, dois encarregados, um responsável técnico, um técnico administrativo e um técnico em segurança do trabalho. Para executar toda a operação, serão empregados 19 caminhões compactadores, sendo 16 veículos com capacidade volumétrica de 19 m³ e outros três de 15 m³.

Em 2021, foram retirados dos domicílios londrinenses, todos os dias, entre 400 e 430 toneladas de resíduos. “A quantidade oscila conforme os dias da semana, mas a licitação foi elaborada já prevendo o crescimento da cidade nos próximos anos. Nossa capacidade de atuação está garantida”, frisou o diretor Álvaro do Nascimento.

A íntegra do edital, com todas as exigências para a participação no certame, pode ser consultada on-line, no site da CMTU.  Os licitantes que eventualmente tiverem dúvidas sobre o conteúdo poderão solicitar esclarecimentos pelo endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em até dois dias úteis antes da data fixada para o recebimento das propostas. Demais informações podem ser obtidas com a Gerência de Licitações e Suprimentos da companhia, nos telefones (43) 3379-7945 e 3379-7922.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU