Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU amplia ‘Arte nas Escolas’ e leva teatro de fantoches a condomínio da zona norte
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU amplia ‘Arte nas Escolas’ e leva teatro de fantoches a condomínio da zona norte

  • Criado: Terça, 19 de Abril de 2022, 16h27

Além das salas de aula, ação educativa passará a atender edifícios residenciais, empresas e associações; intenção é levar, de forma lúdica, educação no trânsito para as crianças

 

Nesta terça-feira (19), às 15h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levará os bonecos agente Pereira, Nina e Enzo ao condomínio Vila das Orquídeas (Rua Oséias Furtoso, 1.051). Os personagens em fantoche integram o projeto ”Arte nas Escolas”, iniciativa que, além das salas de aula, a partir de agora atenderá os edifícios residenciais, empresas, associações e outros grupos.

A ação foi solicitada pelo síndico do grupo de prédios, a partir de uma publicação nas mídias sociais da CMTU. O objetivo é conscientizar as crianças que residem no local sobre o uso da faixa de pedestres e o respeito às leis de trânsito. Segundo Rafael Martins, que administra o empreendimento, o pedido veio em decorrência de problemas observados entre os próprios moradores. “Temos aqui aproximadamente 400 famílias. São cerca de 1.200 pessoas circulando diariamente pelas vias internas do condomínio, sendo que 80 delas são crianças de até 12 anos”.

Ele contou que frequentemente os pequenos não utilizam as faixas de segurança, apesar de essa ser uma norma do regimento interno. “Eles se distraem durante as brincadeiras, correm e, muitas vezes, não se atentam aos veículos que trafegam entre as vagas de estacionamento. Certa vez, uma criança foi parar em cima do capô de um carro. Apesar do susto, por sorte, não aconteceu nada mais grave”, contou.

Para o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, a ampliação do projeto para outros espaços além das escolas vem para potencializar os efeitos positivos das atividades educativas. “Para perseguir ainda mais a nossa missão formativa, resolvemos abrir o campo de atuação para marcar presença onde formos solicitados. A dinâmica do trânsito é composta por cada um de nós, por isso a importância em levar informação de qualidade a todos os públicos”, afirmou.

Como contatar – Para pedir atendimento, os interessados podem entrar em contato pelo formulário disponibilizado no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br, na aba educação no trânsito. Mais informações podem ser obtidas pelo número (43) 3379-7609, das 8h às 17h.

Os assuntos abordados são personalizados de acordo com as características e necessidades de cada instituição de ensino ou organização. Ao procurar a companhia, os solicitantes têm a chance de escolher os temas mais adequados à sua comunidade.

Projeto – Desenvolvido pela coordenadoria de Educação da companhia e lançado em dezembro de 2021, o Arte nas Escolas busca estimular a convivência pacífica entre pedestres e condutores. Com a utilização de fantoches, teatro e contação de histórias, as intervenções apostam na interatividade para chamar a atenção para a segurança viária.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página