Página inicial > Últimas Notícias > CMTU cadastra motoristas de Londrina em programa de auxílio a taxistas

CMTU cadastra motoristas de Londrina em programa de auxílio a taxistas

• Criado: Segunda, 01 de Agosto de 2022, 10h07

O benefício Bem-Taxista deve começar a ser pago no dia 16 de agosto; podem receber o pagamento trabalhadores com CPF e CNH válidos, regularmente cadastrados na CMTU até o dia 31 de maio

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que gerencia o transporte comercial em Londrina, enviou nesta sexta-feira (29), ao Ministério do Trabalho e Previdência, a relação dos profissionais aptos a receber o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxi (Bem-Taxista) na cidade. O auxílio, que poderá ter parcelas de R$ 1 mil, começará a ser pago em 16 de agosto e as prefeituras de todo o país têm até domingo (31) para efetuar o repasse das informações.

Têm direito ao pagamento os trabalhadores que possuem CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válidos, regularmente cadastrados na CMTU até o dia 31 de maio, que sejam titulares ou motoristas auxiliares da autorização para o serviço.

Em reunião com representantes do Sindicato dos Taxistas de Londrina (STL) e da Câmara de Vereadores (CML), realizada nesta quinta-feira (28), na sede da CMTU, ficou definido que o envio dos dados contemplaria somente os profissionais sem pendências com o Município.

Das 331 autorizações em vigor que, a princípio, estariam elegíveis ao benefício, verificou-se que 101 possuíam irregularidades como a não realização de vistoria obrigatória, por exemplo. Dessa forma, a planilha enviada elencou o total de 230 alvarás.

Aqueles que não tiveram os dados encaminhados nesta primeira leva poderão procurar a CMTU (pelo Whatsapp (43) 99947-8320) para a resolução das divergências e, consequentemente, candidatura ao Bem-Taxista. Isso porque as prefeituras terão de 5 a 15 de agosto e, ainda, entre 20 de agosto e 11 setembro para a inserção de novos cadastros.

O coordenador de Transporte Comercial da CMTU, José Carlos da Silva, explicou que o envio das informações pelo órgão municipal não garante o recebimento das quantias. A avaliação para concessão dos pagamentos será feita pela Dataprev, estatal de tecnologia responsável pelo cruzamento dos dados recebidos.

“Os taxistas podem acessar o site do Governo Federal para verificar se atendem aos pré-requisitos. Ficará de fora da lista de beneficiários, por exemplo, o motorista que tenha o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza ou do auxílio-reclusão”, detalhou Silva.

O Bem-Taxista tem validade até dezembro e os cadastrados na primeira etapa receberão as parcelas de julho e agosto no próximo dia 16. Já os incluídos no prazo seguinte devem embolsar os valores no dia 30 de agosto. Os pagamentos referentes ao período de setembro a dezembro, creditados via Caixa Tem, ainda não têm data definida.