Londrina reforça transporte coletivo e monitoramento do trânsito durante a eleição
Operação visa facilitar acesso aos locais de votação e garantir tranquilidade na saída e retorno das urnas ao prédio da Justiça Eleitoral
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) preparou um esquema especial de apoio à realização das Eleições 2022, quando serão escolhidos presidente da República e os governadores e seus respectivos vices, assim como os senadores, deputados federais e estaduais. Para o primeiro turno, que acontece neste domingo (2), os serviços de trânsito e transporte receberão reforço para garantir o bom andamento da votação.
O trabalho terá início no sábado (1º), dia anterior ao pleito, com a interdição da rua Governador Parigot de Souza, na região do Centro Cívico. A via estará fechada das 5h30 às 9h30, entre a avenida Duque de Caxias e o prédio da Justiça Eleitoral de Londrina, para a saída das urnas eletrônicas até os locais de votação. Já no domingo (2), o bloqueio começará às 6h e se estenderá até o término da apuração. Somente moradores e trabalhadores poderão acessar o perímetro impedido, mediante autorização dos agentes de trânsito de plantão na área.
Ainda no domingo (2), o transporte coletivo será reforçado para assegurar que os londrinenses cheguem com tranquilidade às seções eleitorais. Os lugares de voto serão abertos às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (DF). No entanto, o acréscimo de ônibus nas linhas ocorrerá das 7h às 19h, para contemplar os deslocamentos também dos mesários.
Das linhas de maior demanda na zona leste, receberão coletivos extras a 102 – Ideal, 104 – Interlagos, 106 – Guilherme Pires, 110 – Mister Thomas e 111- Eucaliptos. Na oeste, serão suplementadas as linhas 307 – Avelino Vieira, 308 – Bandeirantes, 311 – Santa Rita, 314 – Olímpico.
Na região norte, o reforço ocorrerá nas linhas 405 – Maria Cecília, 406 – Aquiles Stenghel, 407 – João Paz, 417 – Jardim Catuaí, 428 – Vista Bela e 501 – Terminal Vivi Xavier. Na sul, terão carros a mais, as linhas 202 – Roseira, 222 – Vale Azul, 203 – Ouro Branco, 210 – União da Vitória, 213 – Shopping Catuaí e 602 – Terminal Irerê – Acapulco.
No Centro, terá aumento de frequência, a linha 228 – Anel Central – Avenida Bandeirantes. Já na área rural serão incrementadas as linhas 275 – Distrito de Paiquerê, 280 – Patrimônio Taquaruna, 285 – Patrimônio Guairacá, 290 – Distrito de Guaravera e 295 – Distrito de Lerroville.
De acordo com o diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, a ampliação da oferta de ônibus visa facilitar o exercício da cidadania. “Embora exista o georreferenciamento, que propicia que os eleitores votem próximo às suas residências, há aqueles que precisam se deslocar pelo município para exercitar o direito do voto. Essas pessoas precisam ter a garantia de poder contar com o transporte coletivo”, afirmou.
O diretor garantiu que, durante todo o dia, os fiscais da companhia e das concessionárias TCGL e Londrisul estarão nos terminais de integração para monitorar a circulação dos ônibus. “Eles estarão atentos para verificar a necessidade de acrescentar novas viagens, de modo a atender a necessidade de deslocamento da população por meio do transporte coletivo”, destacou.
Redes Sociais