Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU inicia fiscalização em novos pontos de monitoramento eletrônico
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU inicia fiscalização em novos pontos de monitoramento eletrônico

  • Criado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 12h05

São 14 equipamentos, entre radares fixos e mistos, que vão fiscalizar velocidade, parada sobre a faixa e avanço de semáforo

 

 Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciará, nesta segunda-feira (7), a fiscalização por radares em 14 novos pontos do trânsito londrinense. A ação ocorre precedida de uma pesquisa, iniciada em meados de setembro, sobre o excesso de velocidade e o desrespeito às normas de circulação em determinadas áreas da cidade.

O estudo, que tinha o objetivo de mapear o comportamento dos motoristas nas vias inspecionadas, teve como critérios utilizados o alto fluxo de veículos e pedestres, a dinâmica do trânsito em cada local, as solicitações da população e os conceitos do programa Visão Zero. Este programa entende a vida como prioridade e retira os veículos do centro dos debates sobre trânsito, colocando o pedestre como protagonista e dando atenção à prevenção de atropelamentos e acidentes.

Durante o período avaliado pela CMTU, o abuso de velocidade e o desrespeito às sinalizações e normas foram verificados em todos os 14 lugares aferidos, o que coloca em risco a vida de pedestres, ciclistas e outros condutores. O diretor de Trânsito da CMTU, major Mário Celso Andrade, classificou a medida como de extrema importância na preservação da vida, haja vista que alguns dos pontos já registraram atropelamentos graves, inclusive com mortes.

Andrade destacou que, com a implantação dos dispositivos de monitoramento, a ideia é forçar a redução da velocidade de modo que, mesmo diante de distrações dos motoristas, um eventual acidente seja de menor intensidade e não resulte em morte. Ele lembrou que todo o processo de instalação foi transparente e que a CMTU deu ampla publicidade às ações. “Nossa preocupação é demonstrar a necessidade da medida. Cada novo local foi sinalizado, informamos sobre o período de testes dos radares, convocamos a imprensa para falar da novidade, publicamos os dados nas nossas mídias e, ainda, demos prazo para o início da fiscalização efetiva”, frisou.

Passado o período de divulgação da iniciativa, a partir de hoje (7) estes 14 novos pontos passarão a ser fiscalizados. Portanto, as informações registradas poderão ser passíveis de infrações de trânsito. Do total instalado, 10 dispositivos irão fiscalizar somente o excesso de velocidade, enquanto os demais irão capturar também o avanço de semáforo e a parada sobre a faixa de pedestres. Confira abaixo as novas áreas monitoradas:

Velocidade máxima permitida – 40 Km/h
Rua Bento Munhoz da Rocha Neto (Cruzamento com Rua João Wycliff; com Display de velocidade)
Rua Rio Grande do Sul (Cruzamento com Rua Amapá; com Display de velocidade)

Velocidade máxima permitida – 50 Km/h
Av. Angelina Ricci Vezozzo (próximo ao Ribeirão Lindóia)
Av. Águia Imperial (Cruzamento com Rua Perdizes)
Av. Arthur Thomas, 1880
Av. Máximo Peres Garcia, 630
Av. Ayrton Senna da Silva (cruzamento com Rua Caracas – sentido Norte/Sul; com Display de velocidade)
Av. Ayrton Senna da Silva (cruzamento com Rua Caracas – sentido Sul/Norte; com Display de velocidade)

Velocidade máxima permitida – 60 Km/h
Avenida Francisco Gabriel Arruda, 449
Rodovia Mábio Gonçalves Palhano (Cruzamento com Rua Rubens Carlos de Jesus)

Já os radares mistos, ou seja, que fiscalizam velocidade, avanço de semáforo e a parada sobre a faixa estarão presentes nas seguintes localidades:

Velocidade máxima permitida – 40 Km/h
Rua Uruguai (Cruzamento com rua Bolívia)
Rua Bahia (Cruzamento com rua Amapá)

Velocidade máxima permitida – 60 Km/h
Av. Winston Churchill (Cruzamento com Av. da Liberdade)
Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Cruzamento com Rua Amapá)

Com a ampliação da fiscalização eletrônica, atualmente estão em operação 79 pontos de controle. A maior parte (65) dos aparelhos começou a operar em 2021, nos meses de junho e outubro, juntamente com 40 câmeras de videomonitoramento. A lista completa das vias fiscalizadas pode ser acessada no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “fiscalização de trânsito”.

Texto: Neto Almeida e Danylo Alvares

 
 
Registrado em:
Fim do conteúdo da página