Página inicial > Últimas Notícias > CMTU irá reforçar ações de limpeza no Igapó II durante o Natal de Londrina

CMTU irá reforçar ações de limpeza no Igapó II durante o Natal de Londrina

• Criado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 09h44

Além dos trabalhos de varrição e coleta de lixo, companhia vai instalar contêineres no entorno da área para o depósito de resíduos

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia, nesta quinta-feira (17), uma operação de reforço da limpeza do Igapó II durante as comemorações do Natal de Londrina, cujo acendimento das luzes da árvore e inauguração da passarela flutuante será realizado a partir das 19h. A expectativa é que a ação dure até o dia7 de janeiro de 2023, quando se encerram as festividades natalinas na cidade.

Em razão do grande público aguardado ao longo do evento, a CMTU irá instalar três contêineres no entorno do lago para o depósito de resíduos. O objetivo é estimular o descarte nos lugares corretos e evitar o transbordamento das lixeiras já presentes no local.

A CMTU também fará a varrição completa do espaço, com esvaziamento dos recipientes para lixo, diariamente. O serviço será realizado em dois momentos: às 7h30 e próximo das 18h. A ação será complementada durante o dia, por varredores que percorrerão os gramados, calçadas e sarjetas da área de lazer.

Os caminhões da coleta, que recolhem o material orgânico e o rejeito, atenderão aos domicílios e estabelecimentos comerciais de segunda-feira a sábado, sempre por volta da meia-noite.

Segundo o diretor de Operações da CMTU, Álvaro do Nascimento, as iniciativas devem manter o principal cartão postal do município limpo e agradável para receber os londrinenses e visitantes de outras localidades. “Nosso intuito é assegurar a organização, o asseio e o embelezamento do espaço público, para que todos tenham uma ótima experiência”, afirmou.

Nascimento ressaltou que os 56 ambulantes credenciados para comercializar produtos na rua Professor Joaquim de Matos Barreto, às margens do Igapó II, serão responsáveis pela conservação das áreas a eles designadas. “Após o fim do expediente, as vagas deverão ser entregues devidamente limpas, conforme exige o edital”, frisou.

Fiscalização – Para evitar a presença de vendedores sem autorização, em desconformidade com o Código de Posturas do Município, a CMTU fará a fiscalização do comércio ambulante. O patrulhamento terá início já às 14h e se estenderá até a meia-noite.

Assim como prevê a legislação, os indivíduos eventualmente flagrados atuando de maneira irregular serão notificados a deixar o espaço, sob pena de multa e apreensão das mercadorias em caso de desrespeito à determinação.

Trânsito – Para garantir a segurança do público, que deve se concentrar sobretudo próximo à entrada da passarela flutuante, a CMTU fará a interdição de parte da rua Professor Joaquim de Matos Barreto. O fechamento será realizado todos os dias, das 17h até 0h.

Em função do fechamento, pessoas que moram ou trabalham na via deverão acessá-la pela rua Tijuca, na contramão de direção. Para isso, os condutores deverão comunicar os agentes de trânsito de plantão no perímetro, acionar o pisca alerta e dirigir em baixa velocidade até o imóvel desejado.

Preparação – A CMTU tem trabalhado no entorno do Lago II desde o final de outubro. De lá para cá, uma verdadeira força-tarefa foi organizada para preparar o local para o Natal 2022. A iniciativa incluiu a execução de uma série de serviços, como a pintura de mobiliários e da ciclovia, a substituição de lixeiras danificadas, a manutenção das floreiras que circundam o espaço, a poda de árvores e o reforço completo da sinalização viária.

Além de muitos enfeites, o Natal no lago contará com uma árvore de 31 metros de altura e uma passarela por onde será possível atravessar as águas de uma margem à outra. A inauguração oficial da decoração está marcada para esta quinta-feira (17), às 19h, com a presença do prefeito Marcelo Belinati e de autoridades convidadas.

Texto: Danylo Alvares

Foto: Emerson Dias - Ncom