Página inicial > Últimas Notícias > CMTU anuncia início da Zona Azul na Av. Duque de Caxias

CMTU anuncia início da Zona Azul na Av. Duque de Caxias

• Criado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 10h02

Reivindicada por comerciantes da região, medida visa dar mais rotatividade às vagas de estacionamento na avenida

A partir desta terça-feira (20), moradores, comerciantes e clientes dos estabelecimentos instalados na avenida Duque de Caxias, na área central de Londrina, terão mais opções de estacionamento na via. Isso porque, o trecho compreendido entre as ruas Sergipe e Cambará passará a contar com Zona Azul, de modo a garantir a rotatividade das vagas.

O início do estacionamento regulamentado no local foi autorizado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que concluiu em novembro a sinalização viária do corredor, após a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Obras e Pavimentação (SMOP), realizar o recape asfáltico da avenida.

A ativação da Zona Azul é mais uma etapa das mudanças que começaram a ser implementadas na via a partir de junho, quando a faixa exclusiva para ônibus passou a ser compartilhada também com veículos comuns, no período das 9h às 16h. Além de dar mais fluidez ao trânsito, as alterações visam aumentar o movimento nas lojas de comércio e serviços da região.

Funcionamento – Atualmente, o estacionamento nesta via é permitido na faixa mais à esquerda, ao mesmo tempo em que carros que não integram o transporte coletivo são autorizados a fazer uso do corredor para ônibus. A liberação ocorre também das 19h às 7h, quando a canaleta opera sem restrições. Com a implantação do estacionamento regulamentado, os mesmos horários serão mantidos, com a diferença de que será necessária a aquisição de créditos para utilização dos locais de parada. Ou seja, na via, a Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 9h às 13h.

Nos momentos em que estiver em vigor, a permanência máxima de veículos nas vagas será de 2h. Hoje, não há limite de tempo. Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a novidade irá beneficiar os usuários da via, trazendo mais rotatividade e segurança aos condutores. Segundo ele, como a faixa mais à esquerda contemplará, a depender do horário, tanto o fluxo de veículos como a Zona Azul, não houve a demarcação horizontal das vagas de estacionamento. As informações sobre a utilização da faixa estarão indicadas somente nas placas de sinalização vertical. “A cidade precisa se organizar e as mudanças na Duque de Caxias beneficiam todos que ali circulam”, disse.

Para o diretor de trânsito da CMTU, Major Mario Celso Andrade, os motoristas deverão se atentar aos locais de entrada e saída dos imóveis, para não bloquear a passagem. A fiscalização quanto ao impedimento das guias rebaixadas, bem como quanto à permanência no estacionamento fora dos horários de Zona Azul e para além do tempo autorizado, estará incluída na rotina de trabalho dos agentes de trânsito.

Com a implantação das modificações finalizada, explicou Andrade, a avenida Duque de Caxias terá sempre duas faixas para circulação de veículos. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 9h às 13h, os condutores poderão trafegar pela faixa do meio e pela canaleta do transporte coletivo, ficando a pista mais à esquerda para a Zona Azul.

Já nos períodos em que a faixa à direita estiver restrita ao transporte coletivo, das 7h às 9h e das 16h às 19h, entre segunda-feira e sexta, o trânsito fluirá nas faixas central e da esquerda. O corredor exclusivo para ônibus não funciona das 19h às 7h, nem aos sábados e domingos. Assim, com exceção do sábado pela manhã, também nesses intervalos não haverá Zona Azul.

Organização – Para garantir a ampliação do estacionamento regulamentado para a avenida Duque de Caxias, foi realizada a instalação de 18 placas informativas e quatro parquímetros, posicionados próximo às esquinas. Além disso, a Epesmel, entidade social que administra a Zona Azul na cidade, fez em novembro a contratação de novos funcionários, sendo que dois ou três serão designados para atuar na avenida.

O coordenador Wellington Marcatti, representante da organização, afirmou que o novo modelo de estacionamento irá diversificar a utilização da via, possibilitando que todos possam ter um lugar onde deixar o veículo. Ele contou que, após o começo da operação, serão iniciadas conversas com os comerciantes da via para que estes possam vender os créditos de estacionamento. A ideia é que, além de negociar com terceiros, os próprios lojistas possam adquirir o tempo de parada e oferecê-lo como cortesia a seus clientes.

Atualmente, a compra de créditos é possível com os funcionários e supervisores que atuam nas ruas, que aceitam cartão de crédito e débito, dinheiro vivo e Pix. A aquisição também pode ser feita diretamente nos parquímetros, com moedas, e por meio do aplicativo Estacione Legal, plataforma disponível para dispositivos Android e iOS, que hoje reúne 63.756 usuários ativos.

Com a implantação da Zona Azul na Duque, Londrina passará a contar com cerca de 2.570 vagas de estacionamento rotativo, distribuídas, principalmente, na área central, avenida Bandeirantes e Centro Cívico. Deste total, 109 locais de parada são mistos. Isto é, servem para carga e descarga pela manhã, dispensando o pagamento da hora estacionada, e após o meio-dia recebem veículos comuns, cuja utilização exige a aquisição de créditos.

Texto: Danylo Alvares - Assessoria