Página inicial > Últimas Notícias > Limpeza de bueiros ultrapassa as 7 mil unidades atendidas em 2023

Limpeza de bueiros ultrapassa as 7 mil unidades atendidas em 2023

• Criado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 10h16

Desde que o serviço passou a ser prestado pela CMTU, em 2019, volume de trabalho soma quase 35,5 mil bocas de lobo desobstruídas

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), responsável pelos serviços de limpeza pública em Londrina, fechou o primeiro semestre do ano com o saldo de 7.060 bueiros desentupidos e 134,3 km lineares de galerias pluviais desobstruídas em toda a cidade. O volume de trabalho resultou na remoção de 2.775 m³ de detritos do interior dos reservatórios, material posteriormente encaminhado à destinação ambientalmente adequada.

O balanço do serviço entre janeiro e junho aponta aumento da produtividade em 2023. Em todo o ano passado, a ação contemplou 5.886 bocas de lobo e 113,3 km de tubulações. Já em 2021 foram 5.981 unidades atendidas, com 133,5 km de galerias liberadas.

Desde que o prefeito Marcelo Belinati designou a atividade à CMTU, em abril de 2019, o município chegou à marca de 35.471 bueiros limpos e 670 km de tubos beneficiados. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Londrina soma aproximadamente 80 mil bocas de lobo.

Nesta semana, as melhorias estão em curso no distrito de São Luiz e no Parque Guanabara, situados na zona sul. Do início do ano para cá a ação já percorreu dezenas de outras localidades em todas as regiões, como os bairros Cafezal, San Izidro, Vivi Xavier e Colúmbia C, além do Centro.

Segundo o diretor de Operações da CMTU, Álvaro Nascimento, entre os critérios para definição das áreas atendidas estão as solicitações da população, bem como as indicações dos pontos de alagamento identificados pela Defesa Civil.

Nascimento lembra que, além do número (43) 3379-7900, que funciona nos dias úteis, das 8h às 17h, os pedidos podem ser registrados também pelo site da companhia, no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br. Para isso, o morador deve informar os dados pessoais, telefone para contato e o local exato da ocorrência.

Atualmente executado pela AR Construtora de Obras Eireli, empresa de Castro-PR vencedora do último processo licitatório para o serviço, o contrato para limpeza de bueiros prevê o fornecimento de mão de obra e de caminhão de sucção com hidrojateamento, utilizado para absorver os resíduos acumulados que impedem o escoamento da água.

Texto: Danylo Alvares