Página inicial > Últimas Notícias > CMTU divulga trabalhos de sinalização realizados em março

CMTU divulga trabalhos de sinalização realizados em março

• Criado: Terça, 09 de Abril de 2024, 11h14

Planejamento para os próximos dias é a revitalização das placas e demarcações no entorno do Parque Ney Braga

Durante o mês de março, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) atuou na manutenção da sinalização viária em diversos pontos da cidade. O serviço, que busca disciplinar o tráfego e oferecer mais segurança aos diferentes agentes envolvidos na dinâmica das ruas, contemplou o reforço de faixas de pedestre, marcas de canalização e de parada obrigatória, linhas de divisão de pista, legendas de alerta, entre outras inscrições.

Na zona oeste, as atividades de pintura foram executadas em bairros situados nas imediações da Universidade Estadual de Londrina (UEL), como Gleba Esperança, jardim Maracanã, Olímpico, João Turquino, Parque Universidade e conjunto Avelino Vieira. Na região sul, foram realizadas na Gleba Palhano.

As equipes trabalharam também em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), percorrendo as avenidas Laranjeiras, Presidente Castelo Branco e José Del Ciel Filho, além de ruas nos bairros Marabá, Residencial do Café, Dom Bosco e outros que receberam ações de recape asfáltico.

Na Vila Ricardo, as ruas Girassol e Flor-de-Jesus receberam a implantação de lombadas, acompanhadas de sinalização horizontal e vertical. Já o Terminal Acapulco, localizado no bairro homônimo e prestes a ser inaugurado após reconstrução pela Prefeitura de Londrina, ganhou novas demarcações em suas vias internas e na parte externa da edificação.

Outra importante iniciativa desenvolvida em março foi a instalação, na avenida Tiradentes, nas proximidades da empresa Cacique Solúvel, de um ponto de retorno semaforizado. A intervenção teve como objetivo facilitar o acesso de veículos de grande porte ao Pool de Combustíveis e à Estação Ferroviária da América Latina Logística (ALL).

Marcelo Cortez, diretor-presidente da CMTU, afirma que o serviço de sinalização, aliado às ações educativas e de fiscalização nas vias, é responsável por aumentar a sensação de segurança dos condutores, que ficam menos propensos a abusos quando percebem um trabalho integrado de cuidado e prevenção. Cortez destaca que a companhia tem buscado firmar convênios com as forças de segurança, com o intuito de somar forças na construção de um trânsito mais seguro, pacífico e humanizado. “O nosso esforço é contínuo porque nenhuma morte no trânsito é aceitável. O objetivo é seguir com nosso trabalho ao mesmo tempo em que buscamos parcerias capazes de ampliar a nossa capacidade de atuação”, frisa.

Planejamento – De acordo com o diretor de Trânsito Petronilio Carvalho, nos próximos dias os esforços devem se concentrar nas adjacências do Parque Governador Ney Braga. “Por ocasião da ExpoLondrina, estamos trabalhando bastante naquela região, para que londrinenses e visitantes de municípios vizinhos tenham mais segurança durante as idas ao maior acontecimento do nosso calendário de eventos”.

Carvalho destaca que escolas, hospitais, igrejas e outros polos geradores de tráfego, onde há intensa circulação de pedestres, estão entre os locais prioritários para o recebimento dos trabalhos de sinalização. “Nossa presença nesses lugares visa prevenir atropelamentos e salvar vidas. No entanto, a CMTU trabalha sem distinção em toda a cidade, inclusive nos distritos rurais”, ressalta.

Executado com mão de obra própria, o serviço de sinalização viária é realizado em Londrina de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Aos sábados, funciona das 7h às 13h. Para registrar pedidos de novas demarcações ou de manutenção das já existentes, a população pode acessar o formulário “CMTU: Sinalização viária”, disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) conforme o Decreto Municipal nº 1146, de Outubro de 2020.

Outra possibilidade é comparecer pessoalmente, das 8h às 17h, aos setores de atendimento da CMTU, que operam na sede administrativa da rua Professor João Cândido, bem como na Diretoria de Trânsito, situada na avenida Portugal, no jardim Igapó. A companhia fechou o ano de 2023 com o saldo de 76.802 m² de pinturas implantadas ou revitalizadas, enquanto o número de placas instaladas, reformadas ou substituídas chegou a 959.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria