CMTU altera locais de três equipamentos de monitoramento eletrônico
Em fase de testes, aparelhos serão acionados na última semana de maio
Após um período de testes, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) colocará em funcionamento, a partir da 0h de segunda-feira (27), três radares para controle de velocidade em Londrina.
Dois dos equipamentos estão instalados na região oeste da cidade, na avenida Presidente Castelo Branco, nº 464, no sentido Universidade Estadual de Londrina (UEL); e na avenida Soiti Tarumã, nº 1.046, no jardim Colúmbia.
O terceiro aparelho fica na altura do número 988 da avenida José Del Ciel Filho, no jardim Imagawa, na zona norte. Em todos os locais, a sinalização viária vertical e a horizontal indicam a presença da fiscalização eletrônica.
De acordo com o gerente de Fiscalização de Trânsito da CMTU, Jonas Rico, o objetivo da medida é regular a velocidade das vias de grande fluxo de veículos e pessoas, contribuindo, assim, para a preservação da vida.
Juntamente com o consumo de bebida alcoólica ao volante, o abuso de velocidade é considerado uma das principais causas de mortes nas ruas e avenidas do país. Em 2023, o trânsito em Londrina registrou 74 óbitos (34 nas rodovias PR-445 e BR-369), sendo que, até abril deste ano, está em 15 mortes (três na BR-369).
Testes – Jonas Rico explicou que, entre a instalação e a ativação dos equipamentos, os três dispositivos captaram episódios de desrespeito ao limite de velocidade, por isso, em consonância com as análises anteriores e aos pedidos da população, os equipamentos passam a funcionar.
Na avaliação do gerente, é importante uma mudança de comportamento dos motoristas. “Infelizmente, muitos ainda acham que nossas avenidas são pistas de corrida. Trafegam em alta velocidade sem contar que imprevistos acontecem o tempo todo”.
Rico contou que, nos três endereços, características como a declividade da pista inviabilizaram a adoção de outras ferramentas de controle, como lombadas e faixas elevadas. “Nenhum dos pontos se enquadra nos critérios mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito. A inserção desse tipo de redutor (lombada ou faixa elevada) poderia levar os veículos a tomarem ainda mais propulsão, além de serem contrários à legislação”, afirmou.
O município de Londrina tem, aproximadamente, 20 mil cruzamentos e 2.500 km de vias.
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