Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bem-Estar Animal retoma 'Brigadinha' para estimular cuidados com os pets
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bem-Estar Animal retoma 'Brigadinha' para estimular cuidados com os pets

  • Criado: Terça, 11 de Março de 2025, 15h58
imagem sem descrição.

O serviço de Bem-Estar Animal da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) retoma nesta quarta-feira, dia 12, uma série de palestras infantis voltada a alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A primeira a ser atendida é a Escola Municipal Santos Dumont, que fica na Vila Industrial (zona oeste). A palestra, intitulada “Adoção responsável e cuidados básicos com animais de estimação”, começa às 9 horas no endereço da escola, na Rua Michael Faraday, 94.

A série de palestras faz parte do projeto “Brigadinha Escolar”, que é realizado pela Secretaria Municipal de Educação numa parceria com o BEA/CMTU, e tem por objetivo estimular as adoções de animais e ressaltar a importância de manter uma rotina de atendimento ao veterinário. Também trata das vacinas obrigatórias, prevenção de doenças, redução de transmissões de zoonoses e o controle populacional de animais.

Outro aspecto importante das palestras do gênero é o engajamento natural das crianças nos debates de temas sociais. A própria Secretaria de Educação induz discussões relevantes em salas de aula para que os alunos multipliquem as informações depois, nas famílias.

Segundo a médica-veterinária e palestrante Bruna Garcia, uma das responsáveis pelo serviço de Bem-Estar Animal da CMTU, o projeto é importante porque, além de promover a adoção responsável, “as crianças aprendem que adotar é um compromisso de longo prazo, que demanda tempo, recurso e dedicação”.

Bruna salienta que o mais importante do projeto é que o mesmo estimula, nas crianças, a importância do respeito pelos animais, cria conexão emocional “e ajuda a prevenir que futuros adultos os abandonem”. Ela, inclusive, vai levar em cada palestra um cãozinho para alegrar o ambiente e interagir com as crianças.

Por que “Brigadinha” – O nome “Brigadinha Escolar” surgiu em 2022 a partir do projeto “Brigada Escolar”, da SME, que atende professores e funcionários das unidades escolares. No ano passado foram atendidas cinco turmas de três escolas. Na primeira etapa deste ano do “Brigadinha”, por sua vez, foram inscritas 14 escolas municipais (alunos entre 9 e 10 anos). No primeiro semestre serão sete unidades a serem visitadas: as escolas Santos Dumont, Padre Anchieta, Moacyr Teixeira, Moacyr Camargo Martins, João XXIII, Mari Carrera Bueno e Melvin Jones.

Marcelino Jr.   |   Assessoria de Comunicação

Registrado em:
Fim do conteúdo da página