Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU leva ação educativa a empresa em Cambé
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU leva ação educativa a empresa em Cambé

  • Criado: Quarta, 07 de Maio de 2025, 16h40
imagem sem descrição.

Reproduzir o impacto de uma colisão e, assim, demonstrar na prática a importância do uso do cinto de segurança e de outros equipamentos de proteção. É com essa proposta que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai a Cambé, nesta quinta-feira (8), para uma ação educativa na Sandoz, farmacêutica multinacional que emprega cerca de 600 funcionários na cidade vizinha. A ação, programada para ocorrer das 10h30 às 14h, integra a programação do Maio Amarelo 2025.

A atividade prevê a entrega de material informativo e a utilização da cadeira de impacto, ferramenta que simula uma colisão frontal a aproximadamente 7 km/h. Nessa dinâmica, os participantes são acomodados em um assento veicular com cinto de segurança e experimentam uma desaceleração brusca, como se o veículo tivesse colidido inesperadamente contra algum obstáculo.

Além de permitir que o público vivencie em ambiente seguro e controlado a força e os efeitos de uma batida, ainda que em baixa velocidade, o simulador constitui importante mecanismo pedagógico na medida em que torna o aprendizado mais sensorial e marcante.

De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, a cadeira contribui para a adoção de uma postura mais defensiva nas vias, evidenciando o caráter essencial de dispositivos como o cinto de segurança, o bebê conforto, a cadeirinha infantil e o assento de elevação.

“Ao experimentar os efeitos do impacto, mesmo que simulado, as pessoas podem se tornar mais propensas a adotar práticas seguras no trânsito. A cadeira replica uma batida a 7 km/h - uma velocidade que, mesmo baixa, assusta muita gente e nos leva a imaginar as consequências de um evento a 60, 80, 100 km/h”, observou.

Programação – No sábado (10), das 8h às 12h, a programação do mês dedicado à conscientização para um trânsito mais seguro segue em Londrina com mais uma edição do curso de pilotagem defensiva para motociclistas. O evento, desenvolvido em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atenderá em torno de 30 trabalhadores de uma terceirizada da Sanepar.

Durante a ocasião, os participantes – selecionados por utilizarem a motocicleta diariamente em suas rotinas laborais – receberão orientações teóricas e práticas sobre pilotagem. A primeira parte da capacitação será dedicada ao repasse de informações e dicas de segurança, incluindo atualizações da legislação de trânsito.

Já a segunda incluirá a montagem de um circuito composto por curvas abertas e fechadas, reta, obstáculos e outros componentes presentes no cotidiano das ruas. É nele que os motociclistas poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na primeira etapa.

Tanto a dinâmica da cadeira simuladora de impacto quanto a qualificação em pilotagem segura são iniciativas da coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU. O setor tem como propósito a promoção de uma convivência mais pacífica e harmoniosa nas vias por meio da informação aos mais diferentes públicos.

Essa missão é perseguida com a utilização de palestras, cursos, ações educativas, atividades lúdicas e a participação em eventos que buscam chamar atenção a princípios como civilidade, cooperação, solidariedade e responsabilidade no trânsito.

Escolas, igrejas, empresas, associações de moradores e outras entidades podem fazer o registro de solicitações de atendimento através de formulário específico disponível no site da CMTU, no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br.

 

Assessoria de Comunicação CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página