Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU e Educação lançam etapa 2025 do projeto “Construindo o Futuro”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU e Educação lançam etapa 2025 do projeto “Construindo o Futuro”

  • Criado: Terça, 13 de Maio de 2025, 13h42
imagem sem descrição.

Como parte da programação do Maio Amarelo, foi lançada no último dia 12 em Londrina a etapa 2025 do projeto “Construindo o Futuro”. Resultado de parceria entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa pretende qualificar professores da rede municipal a inserir a temática do trânsito em sala de aula de maneira transversal e interdisciplinar, relacionando-a com as áreas de conhecimento curriculares.

Dez escolas municipais foram selecionadas pela Gerência de Formação Continuada da SME para participar do projeto neste primeiro semestre do ano. São elas a Professora Mari Carrera Bueno; Professor Juliano Stinghen; Mábio Gonçalves Palhano; Bento Munhoz da Rocha Netto; Vitório Libardi; Nara Manella; Gaspar Velloso; Roberto Alves Lima Junior; Santos Dumont e a da Vila Brasil.

Com a definição das participantes, 20 professores que atendem estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental nesses estabelecimentos passarão por uma formação online, com duração de 20 horas, que deverá ser cumprida entre os dias 12 de maio e 30 de junho. A capacitação – concebida pela Coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU – é composta por três módulos de cartilhas virtuais, vídeos, textos, questionários e atividades em sala disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da CMTU.

Após o término da qualificação, os materiais utilizados poderão ser trabalhados complementarmente com as crianças ao longo do ano letivo. Para incrementar o processo formativo, as escolas participantes receberão palestras educativas de agentes de trânsito, que também conduzirão os alunos em passeios para ensinar, na prática, a importância do uso das faixas de pedestre e do respeito às normas de circulação.

Ao final dessas atividades, cada instituição de ensino será visitada pelos “Amigos do Trânsito”, cujas apresentações teatrais – encenadas por estagiários de artes cênicas e música – buscam abordar os perigos do cotidiano das ruas de forma lúdica, fomentando a participação e a absorção de conteúdo de maneira diferenciada. A previsão é que os espetáculos sejam realizados no segundo semestre e que, a partir de então, o projeto seja ampliado para novas escolas.

Na avaliação do diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, a iniciativa tem o potencial de incutir nos pequenos valores que, muitas vezes, são negligenciados pelos próprios adultos. “Com noções de respeito, paciência, solidariedade e cidadania no trânsito, o projeto visa formar pedestres e futuros condutores conscientes, responsáveis por cuidar uns dos outros e do meio ambiente”, pontuou.

Sambatti contou ainda que, além de ministrar a formação, a companhia avaliará a sinalização de trânsito no entorno de cada escola participante e, se necessário, executará melhorias que podem incluir troca de placas, instalação de quebra-molas e faixas de segurança.

Lançado oficialmente em 2023, o “Construindo o Futuro” já qualificou aproximadamente 90 professores de 15 unidades escolares da rede pública municipal. Antes disso, em 2022, a versão piloto da iniciativa contemplou 61 docentes e envolveu cerca de 700 alunos do 1º ao 5º ano.

Texto: Comunicação/CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página