CMTU inicia Operação Volta às Aulas com ações de orientação e fiscalização

Com o fim das férias e início das atividades do novo semestre letivo na rede pública municipal de ensino em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia, nesta terça-feira (22), a segunda etapa de 2025 da Operação Volta às Aulas.
A iniciativa, que aposta na intensificação dos trabalhos de orientação e fiscalização do tráfego no entorno das escolas como ferramenta de preservação da vida, pretende atender até o dia 1º de agosto pelo menos 18 instituições espalhadas pela cidade.
A escolha das unidades foi embasada num estudo técnico, realizado pela Coordenadoria de Segurança Viária da companhia, que mapeou o ranking das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com maior número de sinistros de trânsito registrados nas vias adjacentes entre 2020 e 2024.
“Nosso levantamento apontou a quantidade e a natureza das ocorrências nesses locais nos últimos quatro anos, considerando um raio de 200 metros ao redor de cada instalação. A partir desses dados, organizamos um cronograma de visitas para que, até meados de agosto, todos os estabelecimentos elencados tenham recebido ações de orientação e fiscalização”, explicou a coordenadora de Educação no Trânsito e Segurança Viária da CMTU, Mara Diniz.
A servidora destacou que, durante a Operação Volta às Aulas, a atuação dos agentes de trânsito tem caráter eminentemente orientativo, com abordagens e entrega de materiais de conscientização, buscando uma redução das estatísticas de sinistros. Ela ressaltou, no entanto, que não está descartada a aplicação de penalidades em situações que comprometam a segurança de alunos, pais e professores.
Durante a ação, além de instruírem sobre o uso da faixa de pedestres, das vagas de embarque e desembarque e da utilização do cinto, os agentes chamarão a atenção dos condutores quanto ao estacionamento irregular e à prática da fila dupla, fatores que prejudicam a mobilidade e causam confusão em frente às escolas.
A primeira fase da Operação Volta às Aulas, realizada em fevereiro, percorreu 18 instituições de ensino em Londrina. Já nesta segunda etapa as visitas estão organizadas da seguinte maneira:
TERÇA-FEIRA, DIA 22/07
E.M. Carlos Kraemer - Rua Tremembés, 791
E.M. Prof. Dr. Carlos da Costa Branco - Av. Paris, 515
QUARTA-FEIRA, DIA 23/07
E. M. Norman Prochet - R. Montevidéu, 528
CMEI Durvalina Pereira Oliveira De Assis - R. da Cerejeira, 427
QUINTA-FEIRA, DIA 24/07
CMEI Marina Sabóia Nascimento - Rod. João Alves da Rocha Loures, 3655
CMEI Clemilde De Martini Lopes Dos Santos - R. Eucalíptos, 111
SEXTA-FEIRA, DIA 25/07
CMEI Irmã Maria Nívea - R. Anníbal Balarotti, 110
Escola Municipal Nara Manela - Rua Lázaro José Carias de Souza, 318
SEGUNDA-FEIRA, DIA 28/07
CMEI Professsora Vila Eliza Colombo Ribeiro - Rua Lirios-dos-Vales, 77
Escola Municipal Dr. José Hosken de Novaes - Rua Serra da Tabatinha, 99
TERÇA-FEIRA, DIA 29/07
CMEI Pastor Francisco Seixas - R. dos Arquitetos, 33
CMEI Kalin Youssef - R. Tanzania, 315
QUARTA-FEIRA, DIA 30/07
Escola Municipal Salim Aboriham - R. Édson Ricardo de Lima, 225
CMEI Professora Sandra Regina Maximiano Leme - Rua Ruy Virmond Carnascialli, 904
QUINTA-FEIRA, DIA 31/07
CMEI Professora Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro - Rua Soiti Tarumã, 800
Escola Municipal Professor Leônidas Sobrinho Porto - Rua Jequitibá, 226
SEXTA-FEIRA, DIA 01/08
Escola Municipal Padre Anchieta - Rua Domingos Cantagalli, 75 - Heimtal
Escola Municipal Da Vila Brasil - Rua Argentina, 550
Diretores e coordenadores pedagógicos de unidades não previstas inicialmente na lista de visitas da CMTU podem manifestar interesse em receber os agentes através do formulário disponível em cmtu.londrina.pr.gov.br, no menu “Trânsito” / “Educação de Trânsito”.
Texto: Comunicação/CMTU
Redes Sociais