Página inicial > Últimas Notícias > Verão com saúde e muita informação no Lago Igapó 2

Verão com saúde e muita informação no Lago Igapó 2

CMTU e SEMA realizam atividades de educação ambiental e de trânsito até 29 de março
  • Escrito por Assessoria de Comunicação CMTU-LD- Adriana Marques
  • Criado: Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 09h47
imagem sem descrição.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) realizará, até o dia 29 de março, ações de educação ambiental e de trânsito no Lago Igapó 2. Os eventos contam também com a parceria da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), com atividades para toda família: vídeos, livros e pinturas sobre o meio ambiente, na Biblioteca Móvel.

As abordagens serão realizadas as quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, conforme a programação do evento Folha Verão 2016, oferecido pelo Grupo Folha de Comunicação. No local, são distribuídos brindes, hidratação com sucos, água e sorvetes, além de orientações para cuidar da saúde, comportamento no trânsito, tira dúvidas sobre leis, multas e credenciais exclusivas. Também serão repassados conhecimentos sobres as diferenças dos resíduos orgânico, reciclável, rejeito, informações sobre “onde jogar” determinados materiais que geram dúvidas na hora do descarte, mapa digital da coleta seletiva, que mostra dia e o horário por rua, com dinâmicas voltadas ao público infantil e adulto.

Durante a semana, a ação acontece das 16h30 às 19h e aos finais de semana, das 9h às 12 horas. Confira a programação desta sexta-feira:

Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA)

Público infantil
•    Biblioteca Móvel com vídeos e livros educativos
•    Atividades de pintura dos personagens da campanha “Lixo no chão, não!”, em parceria com a CMTU

Diretoria de Operações da CMTU (meio ambiente)

Público infantil
•    Pinturas e brincadeira com massinha
•    Jogos educativos com uso de materiais recicláveis

Adultos e crianças
•    Orientações sobre a coleta seletiva na sua rua e a cooperativa responsável (Mapa Digital da Coleta Seletiva)
•    Materiais educativos sobre a diferença dos resíduos (reciclável, orgânico e rejeito)
•    Orientações sobre o Ponto de Entrega Voluntária (o que posso levar?)
•    Atividade lúdica: “Onde jogo?” para testar os conhecimentos de onde descartar cada tipo de resíduo nas lixeiras de demonstração
•    Pesquisa sobre conhecimento dos tipos de resíduos e comportamento dentro de casa ou no local de trabalho, na separação dos recicláveis

Diretoria de Trânsito da CMTU

Público adulto e infantil
•    Materiais educativos
•    Tira dúvidas sobre o trânsito
•    Uso da cadeira de impulsão – demonstração da importância do uso do cinto de segurança num equipamento que proporciona o “impacto” na hora do acidente

Adultos
•    Pesquisa de conhecimento sobre o comportamento no trânsito e leis
A programação completa do evento pode ser acessada nos canais do Grupo Folha de Comunicação e no site da CMTU: www.cmtuld.com.br

Verão no Lago Tarobá - A CMTU e a SEMA também participam do evento da TV Tarobá, aos sábados, no aterro do Lago Igapó 2. No dia 30 de janeiro e no dia 20 de fevereiro, das 9h às 12h, a manhã do londrinense está sendo agitada com atividades físicas, orientações sobre posse responsável e cuidados com os pets, e ainda ações educativas sobre o trânsito e o meio ambiente.

Dentre a programação, a SEMA está com várias ações do programa Bandeira Verde:

•    Orientação sobre arborização urbana, com distribuição de informativos e marcadores de página sobre o tema
•    Distribuição de 50 mudas de árvores para plantio em calçadas. As mudas são de 2 metros de altura, produzidas no Viveiro Municipal, coordenado pela SEMA. As pessoas interessadas em levar uma muda de árvore podem comparecer ao evento e preencher uma ficha com os dados pessoais e endereço, para que também recebam as orientações técnicas do plantio e dos cuidados com a mesma, posteriormente.
•    Orientações com materiais informativos sobre queimadas, pombos, animais abandonados e cuidados com o meio ambiente
•    Divulgação do projeto Biblioteca Móvel Ambiental, para ações em eventos diversos e escolas

A programação completa está disponível nos canais da TV Tarobá.

Foto: CMTU-LD