Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU e cooperativas celebram entrega de materiais adquiridos com II Prêmio Cidade Pró-Catador
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU e cooperativas celebram entrega de materiais adquiridos com II Prêmio Cidade Pró-Catador

Participam da entrega as cinco cooperativas atuantes na ocasião do concurso: Cooper Região, Coopermudança, Coocepeve, Cooperoeste e Cooper Refum
  • Escrito por Assessoria de Comunicação CMTU-LD- Adriana Marques
  • Criado: Sexta, 01 de Abril de 2016, 08h47

Nesta sexta-feira, 1 de abril, a partir das 9h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) e as Cooperativas da Coleta Seletiva realizarão uma cerimônia para a entrega simbólica de diversos equipamentos aos catadores. Os materiais foram adquiridos com o valor recebido pela conquista do II Prêmio Cidade Pró-Catador (R$ 120.000,00), anunciado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em dezembro de 2014.
Participam da entrega as cinco cooperativas atuantes na ocasião do concurso: Cooper Região, Coopermudança, Coocepeve, Cooperoeste e Cooper Refum. Londrina venceu a Categoria D, de cidades com mais de 300 mil habitantes, em que concorreu com Porto Alegre-RS e Aracajú-SE. A cerimônia será na sede da CMTU, na Rua Professor João Cândido, 1.213.
A relação dos produtos e do investimento foi definida em conjunto com as próprias cooperativas beneficiadas: equipamentos para reciclagem dos resíduos, balanças, esteiras, empilhadeira, bebedouros, computadores, móveis para escritório, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - luvas, protetores auriculares, capas de chuva, botinas - camisetas personalizadas, dentre outros materiais.
Segundo Eliene Moraes, coordenadora da coleta seletiva da CMTU, esta é mais uma etapa que reconhece o sistema adotado pelo município como referencial. “O prêmio é uma conquista importante. Londrina se destaca, cada vez mais, como modelo de inclusão social dos catadores para as cidades brasileiras e até mesmo no exterior”, diz.
Na semana passada, a CMTU recebeu uma comitiva do Chile, a qual acompanhou vários processos da coleta seletiva na prática, porta a porta e nos barracões, com interesse em conhecer mais o sistema para implantar o serviço na cidade de Coquimbo. No ano passado, a Companhia recebeu visitantes de outros estados e do Paquistão, com a mesma finalidade.


Cenário
Atualmente, Londrina conta com sete cooperativas (Coopernorth e Ecorrecin, além das demais citadas), as quais atendem mais de 220 mil domicílios, aproximadamente. A coleta seletiva contribui no sustento de mais de 400 cooperados, com renda média de R$ 936,00.
Segundo a CMTU, em 2014, eram calculadas 862 toneladas/mês de materiais comercializados, subindo para 952, em 2015 (10%) e, agora, nos primeiros meses de 2016, para 1.241 toneladas (23%). “Além da distribuição dos sacos verdes - cerca de 100 mil por semana -, precisamos considerar que no final do ano tivemos os períodos festivos, os quais contribuem para um consumo maior, consequentemente, o aumento no volume dos recicláveis”, salienta Eliene.
Neste ano, a CMTU tem desenvolvido programas de capacitação para uma reorganização das cooperativas, com cursos personalizados para os catadores. De acordo com a coordenadora, o objetivo é o nivelamento dos conhecimentos sobre o cooperativismo, segurança e saúde no trabalho, processo produtivo e organização dos barracões, com a finalidade de melhorar as condições laborais, promovendo também a renda e a qualidade de vida dos profissionais. “Temos buscado alternativas para tornar mais eficiente a prestação do serviço pelas cooperativas e, assim, aumentar o volume de recicláveis coletados. Nesse processo, é de fundamental importância a participação da população com a separação adequada dos resíduos recicláveis dentro de casa”, orienta Eliene.

Foto: Arquivo

Registrado em:
Fim do conteúdo da página