Página inicial > Últimas Notícias > CMTU interdita a rodovia Carlos João Strass para aferição dos novos radares instalados

A análise do IPEM está prevista no período da manhã e à tarde. Agentes municipais farão a orientação dos motoristas e pedestres
  • Escrito por Assessoria de Comunicação CMTU-LD- Adriana Marques
  • Criado: Terça, 17 de Maio de 2016, 08h47

Nesta terça-feira, 17, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) interdita por alguns períodos a rodovia Carlos João Strass próximo ao retorno para a rua Lupércio Pozatto, no cruzamento com a avenida Mário Roberto Gnecco, antes do cruzamento com a rua Notibó e na altura do número 780, do lado oposto.

Das 9h às 11h e das 14h às 16 horas, os locais serão bloqueados para que o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) faça a aferição dos novos equipamentos de radares e videovigias instalados na rodovia. “Faremos um desvio direcionando os veículos para o acostamento durante esse período. Os agentes municipais estarão nas vias durante toda a atividade do IPEM para orientar os motoristas da melhor maneira possível”, explica Jonas Rico, gerente de fiscalização de trânsito da CMTU.

Segundo Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU, o procedimento faz parte do processo de validação dos equipamentos, cujas definições técnicas são aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). “O mesmo acontece com os nossos demais equipamentos móveis e essa aferição é necessária para conferir se a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho medidor, conferindo qualidade e transparência no serviço prestado”, explica.

O IPEM deverá avaliar ainda nesta semana outras vias que estão recebendo a instalação dos equipamentos, como as avenidas Duque de Caxias, Dez de Dezembro, Santos Dumont e Winston Churchill. A previsão da CMTU é que os radares e videovigias estejam em funcionamento em 18 pontos da cidade até o final deste mês. “O nosso foco não é a aplicação da penalidade, mas sim, o controle da velocidade, a conscientização dos motoristas sobre o respeito à sinalização para a preservação da vida. Também com essa finalidade, temos atuado em campanhas educativas para diversos púbicos e entendemos a contratação desse serviço, de controle da velocidade – que hoje está entre as principais causas de acidentes com óbitos -, como primordial para combater os abusos”, ressalta Pacheco.

A Companhia fará a sinalização horizontal e vertical chamando a atenção dos condutores sobre a presença dos equipamentos de fiscalização nas vias em que estão sendo instalados.

radares.foto CMTU.2Radares e videovigias - A empresa TECDET Tecnologia em Detecções Comércio e Importação e Exportação Ltda., de Bragança Paulista, São Paulo, foi a vencedora do processo licitatório realizado pela CMTU em fevereiro deste ano, concluindo o certame pelo menor preço, de R$ 71.000,00 por mês. Para o diretor administrativo da Companhia, Marcio Tokoshima, o resultado foi positivo, uma vez que o custo com este serviço estava calculado em R$ 188.713,26 mensais. “Avaliamos como satisfatória a contratação, considerando as tecnologias empregadas com uma economia de mais de R$ 100.000,00 por mês em relação ao valor previsto”, diz.

De acordo com a CMTU, as vias que estão recebendo os equipamentos foram elencadas, em especial, pela característica de excesso de velocidade e com risco de acidentes graves. São elas:

•    Av. Tiradentes com Av. Arthur Thomas
•    Av. Tiradentes com Rua Bauru
•    Av. Winston Churchill, 505
•    Av. Winston Churchill, confluência com Av. Rio Branco
•    Av. Duque de Caxias, 5101
•    Av. Juscelino Kubitscheck com rua Alagoas
•    Av. Juscelino Kubitscheck com rua Uruguai
•    Av Santos Dumont, 780 (oposto)
•    Av. Santos Dumont com rua Augusto Severo
•    Rod. Carlos João Strass próximo ao retorno para a rua Lupércio Pozatto
•    Rod. Carlos João Strass com Av. Mário Roberto Gneco
•    Rod. Carlos João Strass, 780 (oposto)
•    Rod. Carlos João Strass antes do cruzamento com a Rua Noitibó
•    Av. Dez de Dezembro com a rua Tremembés
•    Av. Dez de Dezembro com a rua Almirante Barroso
•    Av. Dez de Dezembro, 4440 (oposto)
•    Av. Dez de Dezembro com Ponte Vereador Anélio Vieceli
•    Av. Dez de Dezembro, 7033

A programação das demais avaliações pelo IPEM, bem como as interdições das vias para a aferição dos equipamentos, serão divulgadas previamente pela CMTU.

Fotos: Divulgação - CMTU