Página inicial > Últimas Notícias > Resíduos sólidos é tema de encontro em Londrina

Resíduos sólidos é tema de encontro em Londrina

O encontro será a Etapa Preparatória Municipal para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente;

• Escrito por N.Com
  • Criado: Domingo, 26 de Junho de 2016, 08h11
  • Publicado: Domingo, 26 de Junho de 2016, 08h11

Será realizada no próximo sábado (29), a Etapa Preparatória Municipal para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.  O encontro acontece das 8h às 17h, na sala de sessões da Câmara Municipal de Londrina, localizada na  rua Governador Parigot de Souza, 145. Os interessados em participar devem fazer a inscrição prévia no site: http://www.conferenciameioambiente.gov.br/.

O evento que será realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Londrina terá  o tema  Resíduos Sólidos e estará dividida em quatro eixos, sendo eles: produção e consumo sustentáveis; impactos ambientais; geração de emprego, trabalho e renda; educação ambiental.

A escolha do tema Resíduos Sólidos foi necessária para difundir informações, conhecer iniciativas na gestão de resíduos em Londrina e, principalmente, mostrar ao cidadão que os resíduos podem se tornar um bem econômico e de valor social com mudanças nos padrões de produção e consumo existentes. A proposta na gestão de resíduos sólidos inclui variáveis ambientais, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública, o que faz com que o debate considere outras políticas públicas de planejamento territorial, como: zoneamento ecológico econômico, o Plano Diretor do Município, Plano de Integração Regional, além da criação de oportunidades e estratégias para campanhas de educação ambiental.

A etapa municipal terá início com a palestra sobre Resíduos Sólidos do Município ministrada pela CMTU e em seguida cada grupo se reunirá e definirá as propostas sobre o eixo que participa. Na parte da tarde cada grupo apresentará suas propostas e dará início ao debate. Serão escolhidas 20 propostas que serão encaminhadas para a Etapa Macrorregional e os delegados que representarão a cidade de Londrina.

É importante destacar que o participante já deverá ter escolhido o eixo temático de sua preferência para o preenchimento do crachá e o enquadramento nos grupos de trabalho. Na escolha das propostas, apenas os representantes credenciados como sociedade civil, poder público e setor empresarial poderão participar. Por isso os interessados em representar seu segmento devem apresentar no ato do credenciamento um ofício de indicação da entidade.