Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU faz balanço após um mês de operação do Superbus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU faz balanço após um mês de operação do Superbus

Companhia também avalia a linha 318, iniciada no mesmo dia com a inserção dos carros Superbus no percurso.

  • Escrito por Assessoria de Comunicação CMTU-LD - Adriana Marques
  • Criado: Domingo, 26 de Junho de 2016, 12h11
  • Publicado: Domingo, 26 de Junho de 2016, 12h11

Nesta semana, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) completa 30 dias de operação com os novos veículos Superbus, no transporte coletivo. Lançados em 24 de junho, oito novos carros foram adicionados à frota: dois articulados, de 19 metros, e seis carros convencionais, de 13,20m.

Após um mês, a CMTU calcula 2.700 viagens, no total, com mais de 93 mil usuários do transporte público atendidos pelos ônibus Superbus. Segundo a Companhia, a linha com maior demanda de passageiros é a 803 – Vivi Xavier/Shopping Catuaí, com 31.200 clientes. superbus.V2 2“Esse resultado era esperado pela característica diametral que a linha possui, ou seja, interliga uma região à outra da cidade sem a necessidade de passar pelo Terminal Central. Neste caso, a linha é utilizada, majoritariamente, por pessoas que residem na zona Norte e trabalham ou estudam na zona Sul”, explica Wilson de Jesus, gerente de transportes da CMTU.

Para a Companhia, a avaliação geral dos clientes tem sido satisfatória sob vários aspectos: modelo dos carros, design diferenciado, mais conforto, ar condicionado, dentre outros quesitos. Nas próximas semanas a CMTU e as concessionárias aplicarão uma pesquisa dentro dos carros e nos terminais para quantificar e formalizar a opinião dos passageiros. A estimativa é concluir a análise até o final de agosto.

Nova linha, 318 – Lançada com os novos carros Superbus, a linha 318 – Av. Tiradentes/Av. Arthur Thomas, também tem apresentado bom desempenho. De acordo com a CMTU, ela é uma das mais ágeis do sistema, considerando o tráfego pelas faixas exclusivas nas avenidas Leste Oeste e Tiradentes em boa parte do percurso (7,2 km). A volta completa, com saída e retorno ao Terminal Central, dura 50 minutos.

Após um mês de operação, foram 34 viagens por dia, 884 no mês. Cerca de 680 passageiros utilizam a nova linha, diariamente, totalizando 17.550 no período de 24/06 a 24/07.

Atualmente, Londrina conta com 432 veículos do transporte coletivo, atendendo mais de 80 mil clientes por dia no perímetro urbano e também os distritos.

Fotos: Vivian Honorato

Registrado em:
Fim do conteúdo da página