Página inicial > Últimas Notícias > CMTU comunica alteração na coleta seletiva desta segunda-feira (15)

CMTU comunica alteração na coleta seletiva desta segunda-feira (15)

Participantes do Curso de Trânsito, catadores de quatro cooperativas estiveram em treinamento até as 16h30.

• Escrito por Assessoria de Comunicação CMTU-LD - Adriana Marques
  • Criado: Segunda, 15 de Agosto de 2016, 12h11
  • Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2016, 12h11

CMTU comunica alteração na coleta seletiva desta segunda-feira (15)A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) comunica que quatro cooperativas da coleta seletiva participaram de um curso nesta segunda-feira (15), até as 16h30 – Cooper Região, Coopermudança, Cooper Refum e Cooperoeste, com público médio de 40 pessoas. Por esse motivo, os bairros atendidos pela Cooper Região terão a coleta adiada para o dia 22/08, na próxima semana.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR), por meio do Escritório Regional de Londrina (ERLON). O objetivo é promover a capacitação das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, assim como dos gestores públicos, com diferentes temas divididos em módulos. O primeiro aborda o trânsito – segurança, direção defensiva e legislação. As aulas são ministradas em telessalas de cinco estabelecimentos da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), alcançando 36 municípios da região. “Nesta primeira etapa, os motoristas da coleta seletiva estão sendo priorizados para um atendimento de mais qualidade, com segurança para os trabalhadores e para a população”, disse Eliene Moraes, coordenadora da coleta seletiva da CMTU.

Mudança no dia da coleta - O curso oferecido pela SEMA-PR conta com o apoio da CMTU na organização e na aplicação de dois módulos: Autogestão, Cooperativismo, Economia Solidária e Cadeia de Reciclagem. Também Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, dentre outros que serão realizados. Por causa das aulas, a coordenadora alertou para as mudanças nesta segunda-feira. “Somente a Cooper Região precisou se reorganizar, deixando a coleta para a próxima semana. A comunidade foi informada nos bairros atendidos pela cooperativa, antecipadamente, para que os moradores coloquem os resíduos no dia remarcado”, reforçou Eliene.

Dentre os bairros com alteração no calendário estão: Jd. Imagawa, Conjunto Hilda Mandarino, Parque Ouro Verde, Jd. das Américas, Jd. Coliseu, Vila Vitória, Jd. Dom Bosco, Jd. Alto da Colina, Jd. Universitário, Jd. Kase além de outros. As cooperativas Coopernorth, Cooper Refum, Cooperoeste, Coocepeve, Ecorecin e Coopermudança permanecem com a agenda da coleta seletiva, normalmente.

A CMTU aproveita para reforçar o pedido para que os recicláveis não sejam colocados em sacos de cor escura, nem no saco preto, para que não sejam confundidos com o orgânico e o rejeito. “O morador pode utilizar uma caixa de papelão, sacolinhas de supermercado ou uma embalagem de outra cor, como a azul, verde, branca, desde que seja transparente e permita ao catador ver que se trata de resíduos recicláveis. O mais importante é não perder o hábito da separação correta e continuar estimulando a reciclagem, que hoje gera emprego e renda para mais de 400 famílias em nossa cidade”, incentivou a coordenadora.

Foto: CMTU

Assunto(s): coleta seletiva , catadores