Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza ação educativa sobre o trânsito no CCI Oeste

CMTU realiza ação educativa sobre o trânsito no CCI Oeste

Iniciativa faz parte do programa “Londrina Escolhe a Vida”; participaram cerca de 50 idosos

• Escrito por Juliana Gonçalves, com informações da Assessoria de Comunicação da CMTU – Adriana Marques
  • Criado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 12h11
  • Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 12h11

Na manhã desta quinta-feira (29), frequentadores do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região Oeste (CCI Oeste) participaram de atividade educativa realizada por agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMTU). A ação faz parte do programa “Londrina Escolhe a Vida”, e compareceram cerca de 50 pessoas. O CCI Oeste fica localizado na rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

Segundo a assistente social da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Ana Karina Anduchuka, as orientações trataram sobre o trânsito em geral, vagas de estacionamento exclusiva para idosos, e regras para embarque e desembarque no transporte coletivo. “Eles aproveitaram a oportunidade para tirar várias dúvidas como pedestres sobre travessia de ruas, e questionaram também na condição de condutores, sobre como deve ser o tratamento com o pedestre em várias situações”, contou.

Ana Karina considerou a atividade muito proveitosa. “Logo após as orientações, houve a parte prática. Os agentes da CMTU levaram os idosos até a avenida Arthur Thomas, onde eles aprenderam como deve ser a travessia na faixa de pedestres, com segurança”, disse.

Segundo a CMTU, há um calendário e programação mensal do setor de educação no trânsito, com atividades para públicos e setores diversos. Após o lançamento do programa “Londrina Escolhe a Vida”, em 2014, foram intensificadas as ações com a terceira idade, considerando que a faixa etária está entre as mais atingidas em atropelamentos, de acordo com os estudos realizados pela companhia – o Placar do Trânsito. “O objetivo da gestão é mudar esse cenário. Por isso, buscamos parcerias com a Secretaria do Idoso, com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, também com os Centros de Convivência dos bairros e ainda com as igrejas. Percebemos que este trabalho tem surtido efeitos positivos e deve ser, cada vez mais, aperfeiçoado”, diz Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU.

Em 2015, a CMTU realizou mais de 51 mil atendimentos educativos sobre trânsito com palestras, cursos, treinamentos, atividades lúdicas e eventos. Em 2016, até agosto, foram mais de 50 mil. Interessados podem solicitar a participação da companhia, com agendamento prévio pelo telefone 3379-7609.

Assunto(s): ação educativa , trânsito , idoso