Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza campanha “Volta às Aulas com Segurança no Trânsito”

CMTU realiza campanha “Volta às Aulas com Segurança no Trânsito”

Desde a última semana, 29 escolas municipais, estaduais e particulares estão recebendo a campanha educativa e intervenções no entorno da instituição

• Escrito por Assessoria de Imprensa da CMTU
  • Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 17h10

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), através da Diretoria de Trânsito, iniciou na última semana a campanha “Volta às Aulas com Segurança no Trânsito”. Nesta segunda-feira (13) a atividade foi na Escola Municipal Arthur Thomas, na Rua Goiás, 544, Centro.

Este ano, a novidade, segundo o coordenador de Educação no Trânsito, Carlos Eduardo Ribeiro, é que, além da campanha educativa que envolve a conscientização de alunos e pais, a CMTU também realiza intervenções nas escolas. Ele informou que de segunda a sexta-feira cinco agentes de trânsito uniformizados distribuem o folder explicativo da campanha com informações sobre as vagas rotativas de curta duração; regras de embarque e desembarque; a proibição de estacionar em local proibido, em faixas de pedestres e em fila dupla; a necessidade de usar o cinto de segurança e não dirigir falando ao celular.
“Importante, porque proporciona mostrar as atitudes corretas no trânsito por meio de um contato direto com os cidadãos, com os condutores, que aproveitam para tirar suas dúvidas também com os agentes”, afirmou Carlos Eduardo Ribeiro.
O coordenador explicou que a Diretoria de Trânsito, com o objetivo de trazer mais segurança e mobilidade ao trânsito no entorno das escolas de Londrina, está realizando neste ano alterações nas áreas de estacionamento próximo a locais de embarque e desembarque de estudantes. Alguns espaços estão sendo transformados em vagas exclusivas para o entra e sai de alunos de carros e vans escolares. Já outros serão convertidos em vagas mistas, onde o estacionamento será de curta duração nos horários de entrada e saída de estudantes e de uso indiscriminado no período da noite.
A primeira instituição que recebeu a campanha foi o Colégio Maxi, com as primeiras modificações. “Para atender os menores, que precisam ser conduzidos pelos responsáveis até o interior da escola, foi executada uma baia de conversão à direita na Avenida Duque de Caixas, ampliando o local de embarque e desembarque que já existe no recuo da edificação”, explicou.
Ribeiro informou que na Rua Luiz Dias, que abriga outra entrada do colégio, a CMTU implantou vagas mistas, com placas de sinalização informando os condutores sobre os horários em que é permitido estacionar. “Como somente estudantes mais velhos acessam a instituição por essa via, não há necessidade de aumento no número de locais para embarque e desembarque, que só podem ser utilizados durante o tempo estritamente necessário à entrada e saída do veículo. Neste local, a ideia foi criar vagas de curta duração, onde os pais poderão esperar seus filhos por aproximadamente 15 minutos. O objetivo é que, com espaços próprios para este fim, os condutores não mais permaneçam em fila dupla enquanto aguardam a saída dos estudantes”, detalhou.
De acordo com o projeto para a Rua Luiz Dias, o estacionamento de curta duração funcionará durante o dia, nos horários de aula. À noite e aos finais de semana o local poderá ser usado por tempo indeterminado. “A intenção não é só executar uma intervenção especial de volta às aulas, mas sim dar o pontapé inicial para uma nova cultura de utilização das vias públicas no entorno das escolas”, informou o coordenador de Educação no Trânsito.
A campanha “Volta às Aulas com Segurança no Trânsito” vai visitar 29 escolas do município, do Estado e particular até o final de abril. O critério de escolha foi as principais geradoras de tráfego, principalmente na região central. Até quarta-feira (15), os agentes realizam o trabalho na Escola Municipal Arthur Thomas. As ações são feitas na saída da manhã, das 11h30 às 12h30, e no período da tarde, das 17 horas às 18h30. Na quinta-feira (16) a atividade está programada no Colégio de Aplicação e na sexta-feira (17), no Colégio Hugo Simas.