Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU notifica moradores do centro sobre horários da coleta do lixo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU notifica moradores do centro sobre horários da coleta do lixo

Estão sendo notificadas lojas, prédios residenciais e comerciais situados na avenida Paraná, Sergipe, João Cândido, Rio de Janeiro, Hugo Cabral, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

 

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai notificar todos os lojistas e moradores do quadrilátero central de Londrina sobre o horário adequado de disposição dos resíduos, sejam eles rejeitos, orgânicos ou recicláveis. O recolhimento na região ocorre após o horário de fechamento do comércio, ou seja, após as 18h de segunda a sábado. Somente após este horário é que o material pode ser colocado na via pública para a coleta.
Estão sendo notificadas lojas, prédios residenciais e comerciais situados na avenida Paraná, Sergipe, João Cândido, Rio de Janeiro, Hugo Cabral, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Na próxima segunda-feira (13), a ação está programada para começar a partir das 7h30, no Calçadão. Depois, os fiscais devem seguir para a rua Sergipe.
Na notificação que os munícipes vão receber estão as orientações previstas nos artigos 94 e 186 da Lei Municipal 11.468/2011 – Código de Posturas do Município de Londrina:
“É proibido depositar resíduos nos logradouros públicos e em horários não autorizados pela CMTU. Os resíduos deverão ser depositados na calçada, após as 18 horas (exceto aos domingos) acondicionados em sacos plásticos devidamente fechados.”
O objetivo da ação da CMTU é justamente conscientizar os munícipes para que não coloquem fora do horário permitido. Hoje, muitas pessoas têm colocado sacos de lixos durante o dia, proporcionando acúmulo de sujeira no calçadão da avenida Paraná e outros trechos da região central, originando reclamação de moradores e visitantes. A notificação reforça também que é proibido colocar lixo no domingo, dia que não há coleta.
A limpeza do Calçadão ocorre diariamente, pela ação dos coletores de resíduos e dos varredores. O recolhimento do material reciclável é feito as quartas, quintas e sextas-feiras, sempre a partir das 18. Em cada dia, é uma região específica do centro que é atendida. Já o rejeito e o lixo orgânico são recolhidos de segunda-feira a sábado, a partir das 19h.
Para facilitar a coleta e correta separação dos resíduos gerados, a CMTU solicita que sejam utilizados sacos verdes (ou cor diferenciada) para os resíduos recicláveis, sacos marrons ou sacolas de supermercados para os resíduos orgânicos e sacos pretos para os rejeitos.
Na notificação, que concede 15 dias para que o responsável se adeque à determinação, a CMTU informa também que o não atendimento a esta orientação é passível de autuação e multa, que pode chegar até R$ 3 mil reais pela Lei Municipal 11.468/2011. Ou seja, se após o recebimento do aviso um fiscal da Companhia flagrar uma pessoa colocando lixo fora do horário estabelecido, a multa será aplicada. Para o atendimento a dúvidas e esclarecimentos, a população pode ligar para o 3379-7900, no Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da companhia.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página