Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU e FEL participam de evento no jardim Bandeirantes neste sábado (18)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU e FEL participam de evento no jardim Bandeirantes neste sábado (18)

Entre as atividades da CMTU, estão a varrição, corte do mato, coleta seletiva e educação de trânsito; Fel leva atividades esportivas

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) participam neste sábado (18), a partir das 9h, do “Tarobá no seu bairro” – evento que leva serviços e lazer a diversas regiões de cidade. As atividades serão desenvolvidas na praça da Paróquia Santo Antônio, entre as ruas Serra do Bedengó e Serra do Frade, no jardim Bandeirantes, região oeste de Londrina.

A atuação da CMTU durante o evento será nas áreas de educação no trânsito e coleta seletiva. Antes disso, a CMTU se encarregou da preparação do local para o recebimento da festa. Ao longo da semana, trabalhadores da limpeza urbana promoveram o serviço de capina e roçagem evarrição da praça.
O diretor presidente da companhia, Moacir Sgarioni, elogiou a iniciativa da emissora de levar cidadania e entretenimento aos bairros da cidade. Para ele, a parceria com a CMTU traz benefícios para a população à medida que aproxima o poder público da comunidade e promove melhorias nas áreas atendidas.
Educação no trânsito - Para amanhã, agentes da coordenadoria de educação no trânsito organizaram uma série de ações educativas para crianças e adultos. Além de jogos e brincadeiras, haverá também a distribuição de materiais como adesivos, cartilhas com orientações e aindaa multa moral, que funciona como uma autuação lúdica. Com ela, qualquer motorista ou pedestre poderá “multar” condutores que ocupam as vagas de estacionamento exclusivo para idosos e portadores de necessidades especiais irregularmente, sem o uso da credencial.
Cadeira de impulsão – Outra ferramenta que os servidores utilizarão durante o evento, será a cadeira de impulsão, espécie de assento automotivo que desliza sobre trilhos para simular o impacto de uma batida de carro. O equipamento serve para demonstrar como a falta do cinto de segurança pode ser fatal em acidentes de trânsito, ainda que a uma velocidade reduzida.
De acordo com o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a festa é uma oportunidade de aproximação com o londrinense. “No dia a dia das ruas tudo é muito corrido e, muitas vezes, as pessoas não têm chance ou tempo para conversar com um agente. Durante o evento, com calma, a população poderá tirar dúvidas, receber orientações e bater papo sobre a dinâmica do trânsito em Londrina”, destacou o coordenador.
Coleta - Os resíduos recicláveis gerados no “Tarobá no seu bairro” serão recolhidos pela CMTU por meio da Coopermudança – cooperativa de catadores responsável pela coleta seletiva no jardim Bandeirantes. A presidente da associação de reciclagem, Adriana Fernades da Cruz, explicou que o trabalho será feito por uma equipe de 5 a 7 coletores. Eles circularão pela praça durante todo o evento recolhendo as garrafas, latas, os papéis e plásticosdescartados pelos moradores.
Adriana informou que o atendimento ao bairro ocorre toda segunda-feira e que, no geral, a coleta seletiva tem funcionado bem no Bandeirantes. No entanto, ela revelou que muitas pessoas da região ainda têm feito a disposição dos recicláveis com rejeito e lixo orgânico no meio. “É um bairro que separa um volume muito bom de material, mas a situação pode melhorar bastante. Muita gente descarta restos de alimentos, fraldas e papel higiênico no reciclável, o que acaba inviabilizando a reciclagem desses itens. Por isso, nós convidamos a população a buscar os nossos catadores durante o evento para tirar dúvidas sobre a coleta. A intenção é melhorar cada dia mais o serviço na região e, para isso, é muito importante que a população esteja bem informada”, destacou.
Esportes - A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) estará participando com profissionais de educação física coordenando as seguintes atividades: Jogo de Xadrez, Jogo de Dama, Mini Futebol e Voleibol. “Essa gestão tem como princípio levar o esporte e atividade física junto à comunidade”, afirmou o presidente da FEL, Fernando Madureira.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página