Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU leva mensagens de educação no trânsito a espaços particulares
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU leva mensagens de educação no trânsito a espaços particulares

Iniciativa, que já rendeu a instalação de placas de educação no trânsito num estacionamento particular, visa potencializar a comunicação com condutores e pedestres

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

Com o objetivo de incrementar e diversificar as formas de comunicação com pedestres, ciclistas, condutores e demais agentes envolvidos no dia a dia das ruas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) tem feito parcerias com estabelecimentos privados para a confecção de placas educativas em Londrina. O primeiro termo de cooperação, firmado com uma loja de artigos esportivos situada na região sul da cidade, resultou na confecção e instalação de dois outdoors com mensagens de educação. As artes, de conteúdo produzido pela companhia, foram afixadas no estacionamento da empresa em janeiro passado e destacam a importância de atitudes conscientes no trânsito.

Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, explicou que a iniciativa se deu por interesse do estabelecimento, que buscou a companhia para a viabilização da parceria. “Eles nos procuraram e nós organizamos reuniões para a definição das mensagens. Depois disso, confeccionamos a arte e encaminhamos à empresa, que arcou com os custos da impressão e da instalação dos dispositivos.”
O coordenador ressaltou que, para elaborar as placas, a CMTU conta com designers gráficos, artistas visuais e profissionais da comunicação em seu quadro de servidores. “Fatores como o ramo de atuação da empresa, o horário de funcionamento, o público que ela atende, entre outros, influenciam na hora de definir as imagens e palavras a serem utilizadas. Depois de tudo alinhado, nossos profissionais trabalham para entregar um produto que dialogue diretamente com a clientela do local, que invariavelmente é composta de motoristas, pedestres, ciclistas, entre outros.”
Na opinião de Ribeiro, esta é uma importante ferramenta de comunicação entre as autoridades de trânsito e o cidadão comum. “Dessa forma podemos orientar o condutor de um jeito diferente, num momento em que ele está longe da correria das ruas. Ao entrar e sair de um shopping ou uma loja, por exemplo, ele está relaxado e, provavelmente, mais aberto a captar nossa mensagem e a refletir sobre ela”, avaliou.
No caso da loja de artigos esportivos, a arte deu enfoque aos ciclistas, mas ressaltou que o trânsito é feito por todos, principalmente por meio de atitudes de respeito e responsabilidade. “Recebemos alguns elogios pela parceria, de pessoas que de certa forma se sentiram contempladas pelas mensagens. Para nós isso foi muito positivo”, disse o coordenador.
Além da possibilidade de ter apoio da CMTU na elaboração e confecção de placas educativas, empresas, instituições de ensino, grupos de idosos, associações de bairros, entre outros, podem buscar a companhia para receber orientações de trânsito. A Coordenadoria de Educação desenvolve ações contínuas voltadas a esse público e atua com palestras, brincadeiras, jogos educativos, peças teatrais e outras ferramentas. O objetivo é a construção de um trânsito mais humanizado e seguro em Londrina. Solicitações de atendimento podem ser feitas pelo telefone (43) 3379-7609 e pelo endereço de e-mail educação.cmtu@gmail.com.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página