Página inicial > Últimas Notícias > Fiscalização da CMTU autua mais um por descarte ilegal de resíduos

Fiscalização da CMTU autua mais um por descarte ilegal de resíduos

Ação ocorreu no jardim Abussafe; só em 2016, companhia removeu do local 127 caminhões de detritos

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e a Força Verde, realizou ontem (23) mais uma operação de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em Londrina. A ação, que ocorreu entre as 15h30 e às 19h, foi realizada no jardim Abussafe, na região leste da cidade, e resultou na autuação em flagrante de um cidadão que fazia o despejo de entulhos, madeira e podas de árvore.

O responsável pelo descarte, abordado por agentes à paisana, recebeu duas autuações: uma de acordo com o Código de Posturas do Município, emitida pela CMTU, e outra pela legislação ambiental, dada pela Sema. Com o auto entregue pela companhia, o indivíduo está sujeito a pagar multa de até R$ 3 mil. Já a autuação da Sema pode render multa de até R$ 50 milhões, caso o descarte configure crime ambiental.
Além da punição administrativa, o homem recebeu também uma notificação concedendo prazo de 24 horas para o recolhimento dos detritos despejados. Se a determinação não for acatada e o local não for limpo até a tarde de hoje (24), o cidadão poderá receber um novo auto de infração.
A coordenadora de fiscalização da CMTU, Josiane Correia, contou que a área em que a ação foi desenvolvida – rua Severino Mendes de Almeida, entre Lady Diana e Orlando Sisti - é um conhecido ponto de despejo clandestino. “A companhia já fez diversas limpezas nesse bairro e mesmo assim a população volta a sujar. Só no ano passado, retiramos do local 127 caminhões de resíduos. Foram quase 6.100 carriolas de pedreiro cheias de lixo e entulho removidas da região, mas lamentavelmente o acúmulo de detritos volta a se repetir.”
A coordenadora alertou ainda que é importante que as pessoas saibam que a fiscalização tem ocorrido, diariamente, e todas as áreas de descarte têm sido alvo da operação. “Então quem joga lixo em locais impróprios está correndo o risco de ser autuado”, destacou. Ela orientou que as pessoas utilizem o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para o despejo de entulhos, móveis, sofás, colchões, galhos de árvore e madeiras em geral, evitando, assim, o surgimento de lixões e a multiplicação de focos do mosquito da dengue.
PEV - Os PEVs são espaços gerenciados pela CMTU onde os moradores podem fazer o descarte, ambientalmente adequado, dos mais variados tipos de materiais. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, o PEV opera em Londrina em dois endereços. O da região norte está localizado no jardim Vista Bela, no cruzamento das ruas Helmuth Fischer e Aníbal Balarotti. Já o da região leste fica no final da rua Capitão João Busse, no Nova Conquista.
Orientações sobre o uso do PEV e sobre como fazer o descarte correto de resíduos podem ser obtidas pela população no telefone 3379-7900, do Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da CMTU. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Foto: Divulgação - CMTU