Página inicial > Últimas Notícias > Blitz educativa abre atividade do Maio Amarelo em Londrina

Blitz educativa abre atividade do Maio Amarelo em Londrina

Em ação que marca a abertura do Maio Amarelo na cidade, CMTU vai emitir autuações para condutores sem multas na carteira

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 02 de Maio de 2017, 12h31
  • Publicado: Terça, 02 de Maio de 2017, 16h31

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza nesta quarta-feira (3), a partir das 9h, na avenida Duque de Caxias, em frente à Prefeitura, a abertura oficial do Maio Amarelo em Londrina. A largada nas atividades será com uma blitz educativa em parceria com a Polícia Militar (PM). Estarão presentes no evento o presidente da companhia, Moacir Sgarioni, o diretor de Trânsito, Hemerson Pacheco, e o chefe da Ciretran local, Antenor Ribeiro.

Na oportunidade, condutores serão abordados e terão a habilitação checada. Após a consulta, os que não tiverem multas lançadas na carteira receberão uma autuação diferente. No lugar do auto de infração, emitido quando o motorista desrespeita alguma norma de trânsito, os agentes da companhia vão entregar um “auto de educação”. A notificação será lançada e impressa na hora por meio do talonário eletrônico, como se o motorista estivesse a ser autuado. A intenção é surpreender o condutor com um documento que se assemelha à multa de trânsito, mas que, na verdade, atesta o bom comportamento do indivíduo no trânsito.

“As pessoas estão acostumadas a receber a notificação de autuação. Dessa vez, queremos parabenizá-las pelas boas atitudes emitindo um aviso diferente, que valoriza a conduta positiva do motorista”, afirma Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU. Ele explica que o objetivo da ação é reconhecer publicamente os bons motoristas, entregando a eles uma notificação quase idêntica às emitidas aos condutores que cometem infrações. “O auto vai conter tudo: nome do cidadão, dados do veículo. Só que, em vez de notificar sobre o lançamento da multa, o papel trará uma notificação de bom motorista”, detalha o coordenador.

Segundo Hemerson Pacheco, diretor de Trânsito da Companhia, tanto a blitz educativa quanto as demais ações do Maio Amarelo em Londrina têm por objetivo resgatar os bons hábitos no trânsito, evidenciando as práticas nocivas e engrandecendo as positivas no dia a dia das ruas. “Tendo em vista o slogan do movimento, ‘minha escolha faz a diferença’, a CMTU pretende conduzir a uma nova cultura. Por meio da informação e da conscientização, queremos mostrar que um trânsito mais humanizado e seguro é possível a partir da escolha individual de cada um. De nada adianta enchermos a cidade de radares se os motoristas não tomarem a consciência de que uma nova dinâmica no trânsito depende da sensatez de cada um ao volante”, afirma o diretor.

Prevista para durar até as 11h, a blitz educativa vai se repetir na próxima quinta (4) e sexta-feira (5). Na quinta, ação será na avenida Tiradentes, em frente ao Parque de  Exposições Governador Ney Braga. Participarão das abordagens a PM, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Econorte e o Sest / Senat. Na sexta-feira, a intervenção vai ocorrer na Saul Elkind, na região norte, em frente ao Sesc. Além das autuações diferenciadas, serão distribuídos aos bons motoristas, portas-documento, lixeiras veiculares e adesivos com o laço amarelo símbolo da campanha.