Página inicial > Últimas Notícias > CMTU leva educação de trânsito à Praça da Bandeira neste sábado (6)

CMTU leva educação de trânsito à Praça da Bandeira neste sábado (6)

Além da ação educativa, que integra a programação do Maio Amarelo na cidade, companhia realizou a limpeza do local e vai prestar atendimento à população durante evento

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 04 de Maio de 2017, 08h31

Neste sábado (6), a partir das 9h, na Praça da Bandeira, ao lado da Catedral, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participa do “Tarobá no seu bairro” – evento organizado por uma emissora de TV local que leva serviços e entretenimento a diversas regiões da cidade.

Para preparar o local e deixá-lo agradável à população que deve marcar presença, a companhia realizou ontem (3) o serviço de capina e roçagem na área. Para hoje (4) está programada a lavação de todo o piso da praça, com o objetivo de remover as fezes dos pombos.

No sábado a CMTU leva à Praça da Bandeira toda a estrutura da Coordenadoria de Educação no Trânsito. São jogos e brincadeiras para as crianças, cartilhas e panfletos para os adultos. Tudo para reforçar junto aos dois públicos a importância das atitudes positivas no dia a dia das ruas. A ação integra a programação do Maio Amarelo em Londrina, que tem como mote a frase “minha escolha faz a diferença”. A intenção é que, somada ao calendário geral da campanha, a iniciativa durante o “Tarobá no seu bairro” contribua para as discussões sobre a construção de um trânsito mais pacífico em Londrina.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, além das crianças, que formam o maior público da companhia neste tipo de evento, muitos adultos aproveitam a oportunidade para buscar os agentes municipais a fim de tirar dúvidas. Ele avaliou que, provavelmente por encontrar o fiscal num ambiente festivo e descontraído, as pessoas costumam se sentir mais à vontade para perguntar a respeito de multas, falar de vias com necessidades de sinalização, entre outros assuntos.

“Esse contato de forma individual e intimista aproxima o poder público dos condutores. Trata-se de um momento bastante especial, já que, na correria do trânsito, muitas vezes fica complicado ter uma conversa mais longa e detalhada com quem nos procura nas ruas”, afirmou Ribeiro. Ele ressaltou que, fora a atribuição de fiscalizar os motoristas, a companhia desempenha um importante papel educativo junto à população, que é decisivo na construção de uma nova dinâmica para o trânsito.

Além de iniciativas pontuais como a de sábado, a equipe de Educação da CMTU trabalha continuamente com empresas, instituições de ensino, grupos de idosos e associações de bairros, levando brincadeiras, jogos educativos, peças teatrais e outras ferramentas instrutivas aos mais diferentes públicos.

Excluindo a ação na área de educação no trânsito, a ação contará ainda com o Serviço de Atendimento à Comunidade (Sac) da CMTU. Pronto para ouvir as reclamações e solicitações dos moradores, um ouvidor ficará encarregado de encaminhar as demandas recebidas aos setores internos da companhia, acelerando a resolução dos casos.

Quem não puder comparecer ao evento ainda tem a oportunidade de acionar o Sac da CMTU pelos canais tradicionais. O serviço de atendimento da companhia funciona diariamente, entre 8h e 17h, pelo telefone 3379-7900 ou pelo endereço de e-mail sac.cmtu@gmail.com.