Página inicial > Últimas Notícias > CMTU e PM realizam ações com bafômetros em bares e restaurantes

CMTU e PM realizam ações com bafômetros em bares e restaurantes

Ação faz parte do Maio Amarelo e visa a conscientização sobre os perigos de beber e dirigir

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 09h18
  • Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 09h18

Nesta segunda-feira (8), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá sequência à programação do Maio Amarelo em Londrina de um jeito diferente. Isso porque, durante toda a semana, as ações da campanha não serão desenvolvidas nas ruas da cidade. Entre hoje e sábado (13), agentes da companhia e da Polícia Militar (PM) vão realizar abordagens educativas dentro de bares e restaurantes.

Denominada “Balada boa tem direção segura”, a série de intervenções vai utilizar bafômetros e materiais educativos para discutir com os condutores a perigosa combinação entre beber e dirigir. O primeiro estabelecimento a ser visitado é o restaurante Toca do Cateto, localizado na Rua Ângelo Mioto, 732, no Heimtal, região norte. A blitz de conscientização começa às 20h30 e vai se repetir em diversos pontos do Município, sempre no período noturno.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, a equipe de abordagem vai utilizar um novo modelo de bafômetro, que indica o consumo de álcool sem que o motorista sopre o aparelho. “Além desse equipamento diferenciado, que capta no ar a presença de álcool, vamos fazer a distribuição de etilômetros descartáveis. A intenção é que, após fazer o teste e receber as devidas orientações, a pessoa abordada possa levar o dispositivo embora para replicar a dinâmica com outros condutores.”

O coordenador conta que o objetivo é sensibilizar os indivíduos e fomentar a reflexão sobre a opção de beber e dirigir. “O trânsito é feito de escolhas pessoais e todas elas têm consequências coletivas. Quando o cidadão consome álcool e opta por assumir a direção de um veículo, ele está escolhendo colocar a vida dele e de outras pessoas em risco. A partir das abordagens desta semana, queremos incentivar outros hábitos, como o uso do táxi ou a eleição de um ‘motorista da rodada’ – aquele amigo que deixa de beber para levar e trazer os demais com segurança da balada.”

Ribeiro afirma que os proprietários dos estabelecimentos que serão visitados reagiram muito bem à proposta. “Eles se mostraram abertos à ação e a receberam de modo bastante positivo. Entendemos que a construção de um trânsito mais pacífico passa por todas as esferas da sociedade e, nesse sentindo, o apoio dado à companhia na realização das abordagens foi muito bom”, avalia o coordenador.

Penalidades - A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,00 com suspensão da carteira de habilitação pelo período de um ano. A depender do teor etílico acusado pelo bafômetro, o motorista também pode ser preso, sendo liberado somente após o pagamento de fiança. Durante a blitz, que tem caráter educativo e, por não ser feita na rua, não envolverá a emissão de autuações, o condutor apontado como alcoolizado receberá orientações sobre como voltar para casa em segurança, longe do volante do automóvel.

Calendário -  A programação do “Balada boa tem direção segura” terá ações em diversos pontos da cidade. Acompanhe o calendário das intervenções:

08/05 (segunda), às 20h30: Rua Ângelo Mioto, 732 – Toca do Cateto
10/05 (quarta), às 19h: Avenida Santos Dumont – Lúpulos e Menina Bar