Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU e PM realizam novas ações com bafômetros nesta sexta-feira (12) e sábado (13)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU e PM realizam novas ações com bafômetros nesta sexta-feira (12) e sábado (13)

Intervenções, iniciadas no começo da semana, fazem parte do Maio Amarelo e visam a conscientização sobre os perigos de beber e dirigir

  • Escrito por Comunicação
  • Criado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 09h10
  • Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 09h10

Nesta sexta-feira (12), a partir das 19h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá sequência à série de abordagens educativas, intitulada “Balada boa tem direção segura”, realizada em bares e restaurantes de Londrina. As ações de hoje serão desenvolvidas na Casa da Cachaça, localizada na rua Professor João Cândido, e no Cheers Pub, situado na Alagoas, região central da cidade.  No sábado(13), a ação será feita, às 20 horas, no Sr. Zanoni, na avenida Higienópolis e Ochos Bar, na avenida Madre Leonia Milito.

O objetivo da iniciativa é, de maneira descontraída e instrutiva, conscientizar os motoristas, principalmente do público jovem, sobre os riscos de beber e dirigir. Para isso, agentes da CMTU e da Polícia Militar (PM) estão abordando frequentadores de estabelecimentos, convidando-os a fazer o teste do bafômetro. A distribuição de um kit com materiais educativos e o bate-papo com motoristas complementam a intervenção.

Segundo o coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, as duas primeiras ações, realizadas no Heimtal e na avenida Santos Dumont, entre segunda e quarta-feira, têm avaliação bastante positiva. “As pessoas ficaram surpresas em saber na hora, com a utilização do etilômetro, como apenas um copo de cerveja pode alterar os sentidos e fazer com que o teste indique a presença do álcool, levando o indivíduo a ser autuado.”

Ribeiro conta que, até agora, cerca de 230 pessoas foram abordadas, sendo que mais de 60 passaram pelo bafômetro. “Isso, sem contar os que observaram a ação de longe, prestando atenção no estava sendo falado. Certamente, trata-se de uma iniciativa com muito poder de alcance”, afirma o coordenador.

O coordenador ressalta que a identificação dos servidores da companhia só com crachás e camisas com a logomarca da CMTU, sem a utilização do uniforme de fiscalização, tem auxiliado na boa recepção dos agentes. “Essa diferenciação tem afastado a possibilidade de que as pessoas se sintam intimidadas ou desestimuladas a participar da dinâmica. De modo geral, temos recebido muitos elogios sobre a atuação e pedidos de que a ação seja desenvolvida continuamente na cidade.”

Penalidades - A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934, com suspensão da carteira de habilitação pelo período de um ano. A depender do teor etílico acusado pelo bafômetro, o motorista também pode ser preso, sendo liberado somente após o pagamento de fiança. Durante a blitz da CMTU, que tem caráter educativo, não estão sendo emitidos autos de infração. Os condutores apontados como alcoolizados têm recebido orientações sobre como voltar para casa em segurança, longe do volante do automóvel.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página