Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza ação de conscientização sobre o uso indevido das vagas exclusivas de estacionamento
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU realiza ação de conscientização sobre o uso indevido das vagas exclusivas de estacionamento

Iniciativa faz parte do Maio Amarelo e visa o uso consciente dos espaços destinados a idosos e portadores de necessidades especiais.

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 13h19

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) começou hoje (15) uma nova etapa da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade ao alto índice de violência e mortes no trânsito. Até o dia 18 de maio, agentes da companhia realizam fiscalizações em diversos pontos da cidade para conscientizar motoristas a não estacionarem indevidamente nas vagas exclusivas.

Denominada “Escolha respeitar a vaga”, a intervenção é realizada em estacionamentos de shoppings, supermercados e outros espaços privados. O primeiro estabelecimento visitado hoje foi o Super Mufatto da avenida Duque de Caxias, região central de Londrina.  No local, agentes emitiram “autos de infração educativos” aos condutores que infringiram as regras para uso do estacionamento especial. A “multa moral” tem como objetivo advertir e chamar a atenção do motorista para sua conduta irregular.

O coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, afirma que a ação educativa será desenvolvida em outros pontos da cidade. “Convidamos os estabelecimentos comerciais e eles foram bem solícitos quanto à ação, não tivemos problemas”. Ainda segundo ele, o objetivo da ação é a conscientização do motorista sobre suas escolhas no trânsito. “O Maio Amarelo deste ano fala sobre as escolhas individuais de cada um. Decisões pequenas podem ter consequências graves, como usar o celular ao volante ou parar o carro em local proibido. Então, é importante conscientizar os motoristas para que deixem as vagas exclusivas para quem realmente precisa usá-las, respeitando também as demais regras de trânsito.”

Penalidade - Estacionar em locais exclusivos para idosos e portadores de necessidades especiais é considerado infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 293,45. No entanto, a ação da CMTU, por ter caráter educativo e não ser realizada na rua, não vai emitir autuações para além da multa moral.

Credencial - Para solicitar o cartão de estacionamento exclusivo, idosos e portadores de necessidades especiais precisam apresentar à CMTU cópia do RG ou cópia da habilitação; cópia do comprovante de residência em Londrina; laudo médico, original ou cópia autenticada, atestando a mobilidade reduzida ou deficiência de locomoção. Para a credencial de idoso, o interessado precisa ter 60 anos ou mais.

Calendário - A programação do Maio Amarelo, que conta com a parceria entre CMTU e Polícia Militar (PM), teve início no dia 3, com blitze educativas em avenidas de grande movimentação. Condutores tiveram a habilitação checada, e os que não tinham infrações lançadas na carteira no último ano, receberam um auto de educação, parabenizando-os pela boa conduta no trânsito. Na segunda fase da campanha, foram realizadas intervenções noturnas dentro de bares e restaurantes da cidade. Clientes foram convidados a fazer o teste do bafômetro e receberam pulseiras, de cores diferentes, de acordo com o nível de álcool aferido pelo etilômetro.

A nova fase da campanha, chamada “Escolha Respeitar a Vaga”, terá ações em diversos pontos da cidade. Acompanhe o calendário das intervenções:

15/05 (segunda) às 11h: Avenida Duque de Caxias – Super Mufatto
16/05 (terça) às 10h: Rua Rio Grande do Norte – Condor Supermercado
17/05 (quarta) às 17h: Avenida Theodoro Victorelli – Boulevard Londrina Shopping
18/05 (quinta) às 17h: Rua Américo Deolindo – Londrina Norte Shopping

Registrado em:
Fim do conteúdo da página