Página inicial > Últimas Notícias > CMTU entrega latas e garrafas de bebidas vazias à cooperativa de reciclagem

CMTU entrega latas e garrafas de bebidas vazias à cooperativa de reciclagem

Recipientes oriundos de venda ambulante irregular continham bebidas alcoólicas que, por não poderem ser doadas, foram descartadas

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 11h16

latas.cooperativa.foto cmtu.PA Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou, na tarde de ontem, terça-feira (23), o repasse de latas e garrafas de bebidas vazias à Coopernorth, cooperativa de catadores responsável pela coleta seletiva em 10% dos domicílios de Londrina. Foram cerca de 400 latas de cerveja, 79 de refrigerante, 13 garrafas de vodka, 6 de whisky, 2 de tequila e 73 de água mineral. O material havia sido apreendido pelas equipes de fiscalização da companhia no entorno do Parque Governador Ney Braga durante a 57ª Expo Londrina, ocorrida entre 30 de março e 9 de abril.

A coordenadora de Fiscalização da CMTU, Josiane Correira, explica que, diferentemente dos alimentos confiscados em ações de coerção ao comércio ambulante irregular, bebidas alcoólicas não podem ser doadas a entidades assistenciais e instituições de caridade. “Como o Código de Posturas do Município proíbe a venda de líquidos que contêm álcool em espaços públicos, também o repasse desse tipo de item não é permitido.”

A coordenadora conta, que no caso dos refrigerantes e da água mineral, a doação até poderia ser feita. No entanto, como os itens tinham sofrido degelo durante a apreensão e encontravam-se com o prazo de validade perto do fim, o procedimento não pode ser feito. “Por causa disso, o conteúdo dos recipientes precisou ser descartado da mesma forma que ocorreu com as bebidas alcoólicas”, afirmou.

latas.cooperativa.foto cmtu.2Josiane ressalta que, assim como os produtos com álcool na composição, outras mercadorias estão no rol de artigos proibidos pela legislação municipal. Carregadores e capinhas de celular, DVDs, cintos, meias e luvas, por exemplo, não podem ser comercializados por meio da venda ambulante e por isso são alvo de fiscalização.

Repasses -  No início deste mês, a CMTU realizou a entrega de cerca de 120 quilos de frutas e legumes a um abrigo vinculado ao Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon) - entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  Do começo do ano para cá, também o Hospital do Câncer e o Lar Anália Franco receberam donativos oriundos de ações de fiscalização.