Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Intervenção com “vítimas de acidentes” vai movimentar cruzamento na área central de Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Intervenção com “vítimas de acidentes” vai movimentar cruzamento na área central de Londrina

Ação da CMTU tem por objetivo chamar a atenção para a violência no trânsito

  • Escrito por Comunicação
  • Criado: Sexta, 26 de Maio de 2017, 10h04

Quem passar nesta sexta-feira (26), à tarde, pelo cruzamento das avenidas Bandeirantes e Duque de Caxias, na região central de Londrina, vai se deparar com uma cena inusitada. Isso porque a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza amanhã, a partir das 14h, uma série de flashmobs no local. O objetivo é que as intervenções – desenvolvidas por integrantes do projeto “Samuzinho” fantasiados e maquiados – sensibilize pedestres e motoristas para o alto número de mortos e feridos no trânsito. A ação, que integra o calendário do Maio Amarelo na cidade, deve durar até as 16h.

O coordenador de Educação no Trânsito da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, conta que a ideia é despertar a curiosidade das pessoas e, a partir disso, fazer um convite à reflexão. “Por meio de maquiagens que simulam ferimentos causados por acidentes, bem como fantasias que remetem à violência do dia a dia na dinâmica das ruas, pretendemos chamar a atenção e dialogar com a população”. Ele explica que, para potencializar o ato, os “acidentados” vão caminhar por entre os veículos quando o semáforo estiver fechado.

Além da caracterização dos envolvidos, a iniciativa vai contar com a distribuição de panfletos educativos e a exibição de faixas com mensagens de conscientização. “Por mais que seja uma representação, acreditamos que muitos podem vir a se chocar com os flashmobs. Queremos que esse choque, que a curiosidade em saber do que se trata a ação, leve condutores, motociclistas e pedestres a repensarem comportamentos e atitudes no trânsito”, afirma ribeiro.

Samuzinho - Viabilizadas a partir do convite feito pela CMTU, as abordagens serão desenvolvidas por integrantes do Samuzinho – projeto do Samu que envolve estudantes universitários da área da saúde. Para garantir a segurança dos participantes, agente municiais farão a orientação e monitoramento do fluxo no cruzamento. Derivado do inglês “flash mobilization”, o termo   flashmob é usado para designar espetáculos rápidos e previamente combinados, feitos por aglomerações instantâneas de pessoas, cujo objetivo é surpreender e transmitir uma mensagem.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página