Página inicial > Últimas Notícias > Intervenção com “vítimas de acidentes” vai movimentar cruzamento na área central de Londrina

Ação da CMTU tem por objetivo chamar a atenção para a violência no trânsito

• Escrito por Comunicação
  • Criado: Sexta, 26 de Maio de 2017, 10h04

Quem passar nesta sexta-feira (26), à tarde, pelo cruzamento das avenidas Bandeirantes e Duque de Caxias, na região central de Londrina, vai se deparar com uma cena inusitada. Isso porque a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza amanhã, a partir das 14h, uma série de flashmobs no local. O objetivo é que as intervenções – desenvolvidas por integrantes do projeto “Samuzinho” fantasiados e maquiados – sensibilize pedestres e motoristas para o alto número de mortos e feridos no trânsito. A ação, que integra o calendário do Maio Amarelo na cidade, deve durar até as 16h.

O coordenador de Educação no Trânsito da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, conta que a ideia é despertar a curiosidade das pessoas e, a partir disso, fazer um convite à reflexão. “Por meio de maquiagens que simulam ferimentos causados por acidentes, bem como fantasias que remetem à violência do dia a dia na dinâmica das ruas, pretendemos chamar a atenção e dialogar com a população”. Ele explica que, para potencializar o ato, os “acidentados” vão caminhar por entre os veículos quando o semáforo estiver fechado.

Além da caracterização dos envolvidos, a iniciativa vai contar com a distribuição de panfletos educativos e a exibição de faixas com mensagens de conscientização. “Por mais que seja uma representação, acreditamos que muitos podem vir a se chocar com os flashmobs. Queremos que esse choque, que a curiosidade em saber do que se trata a ação, leve condutores, motociclistas e pedestres a repensarem comportamentos e atitudes no trânsito”, afirma ribeiro.

Samuzinho - Viabilizadas a partir do convite feito pela CMTU, as abordagens serão desenvolvidas por integrantes do Samuzinho – projeto do Samu que envolve estudantes universitários da área da saúde. Para garantir a segurança dos participantes, agente municiais farão a orientação e monitoramento do fluxo no cruzamento. Derivado do inglês “flash mobilization”, o termo   flashmob é usado para designar espetáculos rápidos e previamente combinados, feitos por aglomerações instantâneas de pessoas, cujo objetivo é surpreender e transmitir uma mensagem.