Página inicial > Últimas Notícias > Transporte coletivo de Londrina é usado como modelo em audiência pública em Sorocaba

Representantes da CMTU estiveram na cidade paulista para falar, entre outros assuntos, da gratuidade no transporte escolar londrinense

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53

Na última sexta-feira (26), representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participaram de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Sorocaba. O objetivo da visita foi apresentar o programa de subsídio do transporte escolar em Londrina e sobre os projetos do transporte coletivo da cidade. Feito a convite do município do interior paulista, os custos da viagem dos representantes londrinenses foram pagos pela Câmara de Vereadores de Sorocaba.

O gerente de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, disse ter havido muitos elogios ao transporte coletivo londrinense, que atualmente tem wi-fi de graça aos passageiros, frota 100% adaptada a cadeirantes, bilhetagem eletrônica, possibilidade de integração fora dos terminais, linhas diametrais e interbairros, entre outros diferenciais. “Além do que temos hoje, a apresentação do projeto Superbus também foi um sucesso. Os veículos e os pontos de ônibus do novo modal foram bastante elogiados.”

Jesus, que esteve acompanhando do coordenador contábil da CMTU, Alexander Fermino, destacou aos parlamentares e à população presente a forma como Londrina implementou o passe livre escolar. Os representantes da CMTU ressaltaram os benefícios da medida enquanto política de mobilidade urbana e de democratização do acesso à educação, salientando a importância do estabelecimento de critérios para manutenção do benefício.

Eles indicaram cautela na projeção dos recursos envolvidos e chamaram atenção à necessidade de se buscar recursos também junto ao governo do Estado e à União para a implantação do programa. “O direito de ir e vir é garantido por lei e cidades, estados e governo federal têm responsabilidade nisso”, afirmou Fermino.

Ao final da audiência, os representantes da CMTU receberam da Câmara de Vereadores de Sorocaba, certificado de congratulações por participar como palestrante da audiência pública.