Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ações da Campanha Maio Amarelo alcançam mais de 200 mil pessoas em Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ações da Campanha Maio Amarelo alcançam mais de 200 mil pessoas em Londrina

Durante o mês, londrinenses foram envolvidos nas 219 iniciativas de conscientização realizadas nas ruas e avenidas da cidade

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 13h07

Quase 202 mil pessoas foram alcançadas pelas atividades desenvolvidas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) no mês passado. Dedicado à reflexão da sociedade sobre o número de mortos e feridos em acidentes viários, o Maio Amarelo em Londrina teve 219 ações realizadas pela companhia, em parceria com a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Econorte, Sest/Senat, além de empresas e outras entidades.

As quase cinco semanas de intervenções contaram com blitze educativas, abordagens instrutivas em bares e baladas, conscientização sobre o uso adequado das vagas exclusivas de estacionamento, educação de pedestres para o uso da faixa de segurança, orientações em eventos, flashmob, caminhada e passeio ciclístico. Além disso, postagens diárias na página da Prefeitura de Londrina no Facebook ajudaram a incrementar as práticas de conscientização.  

Números - Elaborado pela coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU, o balanço do Maio Amarelo revela que, em seis edições da “Blitz da boa conduta” – em que condutores sem autuações na carteira recebiam uma notificação impressa pelas boas maneiras ao volante – 726 motoristas foram abordados. Nos sete bares e restaurantes onde foram realizados testes com bafômetros, mais de 2 mil pessoas interagiram com os agentes da companhia.

Nos cinco estacionamentos de supermercados e shoppings visitados, 514 indivíduos receberam multa moral pela utilização incorreta das vagas especiais reservadas a idosos e deficientes físicos. Nos cruzamentos onde a companhia orientou pedestres quanto às formas corretas de atravessar a via, 912 pessoas foram atendidas.

Na quarta-feira (31), último dia de atividades, mais de 350 participaram na caminhada amarela – passeata em torno do Centro Cívico que reuniu crianças e adultos pela da paz no trânsito. No período noturno, quase 60 ciclistas percorreram 14 km de vias entre as regiões sul e leste da cidade. O objetivo era por em prática os conhecimentos adquiridos antes da largada sobre a segurança de quem usa a bike.

Ao longo do mês, houve a distribuição de 502 bafômetros descartáveis, 1.000 panfletos educativos, 1.400 porta-copos com mensagens de alerta sobre a combinação perigosa entre beber e dirigir, além de 725 fitas amarelas símbolo da campanha. A programação envolveu ainda a entrega de 451 kits contendo lixeira automotiva, porta-documento, adesivo e outros itens.

Com o apoio da Sercomtel Celular, 90 mil mensagens de texto com dicas de circulação e segurança viária foram enviadas aos clientes da operadora. Pelo Facebook da Prefeitura de Londrina, mais de 102 mil internautas foram engajados nas 40 postagens sobre a campanha. Nas mídias impressa, online e audiovisual, pelo menos 37 inserções relacionadas ao Maio Amarelo potencializaram o alcance das iniciativas.

Na avaliação de Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, o saldo é bastante positivo. “A programação atingiu um público muito grande e, se falarmos em quem foi contemplado ainda que indiretamente, esse número é ainda maior. Em todas as ações, o que percebemos foi o interesse e o apoio da população. Muitos vinham até nós para elogiar, interagir e cobrar. Essa preocupação do londrinense nos leva a crer que, de fato, a campanha conseguiu conduzir muita gente à reflexão”, pontuou.

O coordenador contou que, com o início de junho, a atuação da companhia na área de educação volta à normalidade. “Estamos retomando nossas atividades habituais já com algumas propostas em curso. Nas próximas semanas, o foco será voltado à promoção da segurança de pedestres e motociclistas, que são dois dos públicos mais atingidos pela violência registrada nas ruas”, afirmou.

Para o Maio Amarelo do ano que vem, segundo Ribeiro, mais intervenções serão voltadas a conversas individuais. “Apesar de terem um poder de alcance menor, entendemos que as abordagens mais intimistas podem conferir mais efetividade às propostas. Seja da forma que for, apostar na conscientização é muito importante para a construção do trânsito que queremos e precisamos. Nesse sentido, a participação de todos, poder público e cidadãos, é extremamente fundamental”, explicou.  

Foto: Vivian Honorato

Registrado em:
Fim do conteúdo da página