Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU fiscaliza descarte irregular no Morro do Carrapato
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU fiscaliza descarte irregular no Morro do Carrapato

Objetivo da ação era coibir a utilização ilegal do espaço por grandes geradores de resíduos

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 08h38

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou, nesta quarta-feira (8), mais uma operação para coibir o descarte irregular de lixo em Londrina. A ação ocorreu entre as 16h30 e 19h30, na região do Morro do Carrapato, zona leste da cidade. O enfoque da iniciativa, realizada em parceria com a Força Verde, eram as grandes empresas geradoras de resíduos.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização da CMTU, Josiane Correia, não houve registros de flagrantes e a emissão de autuações. No entanto, os agentes à paisana aproveitaram a ocasião para fazer um mapeamento do local. “Observamos restos de construção, móveis velhos, colchões, podas de árvores e rejeito como os principais itens jogados clandestinamente na área. Trata-se de um espaço muito grande, com diversas vias de acessos, o que dificulta um pouco as ações de repressão.”

A coordenadora explicou que a equipe elaborou um levantamento dos dias e horários em que os despejos mais ocorrem. “Acreditamos que o local tem sido alvo dos poluidores no turno da noite, principalmente aos finais de semana. Nosso objetivo, então, é promover fiscalizações nesses períodos, de modo a fechar o cerco contra a prática ilegal.”

Ela ressalta que a disposição do lixo em espaços como o Morro do Carrapato é ilícita e pode render penalidades. Se é pego em flagrante, o responsável está sujeito a pagar multa de até R$ 3 mil, conforme previsão do Código de Posturas do Município. Se for enquadrada como crime ambiental, a atitude pode render autuação no valor de até R$ 50 milhões. “As pessoas precisam entender a gravidade e os problemas de saúde pública provenientes desse mau hábito”.

Pevs - Para disciplinar o descarte de detritos, atualmente a CMTU mantém em Londrina duas unidades do Ponto de Entrega Voluntária (Pev). Um fica localizado no final da rua Capitão João Busse, no jardim Nova Conquista. O outro está situado na rua Aníbal Balarotti, no Residencial Vista Bela. Podem ser descartados nesses espaços resíduos verdes, entulhos, móveis em madeira, colchões, sofás, entre outros itens. Dúvidas sobre a utilização dos Pevs podem ser tiradas junto ao Serviço de Atendimento à Comunidade (Sac) da companhia, no telefone 3379-7900. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página