CMTU implanta tachões no acesso ao Jardim Botânico de Londrina
Intervenção, com blocos de concreto posicionados alternadamente na avenida, visa coibir o excesso de velocidade na via
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou, na tarde de ontem, segunda-feira (12), a instalação de tachões na avenida Dos Expedicionários, região sul da cidade. O objetivo da intervenção é forçar a diminuição da velocidade na via que, segundo moradores vizinhos, tem sido usada para a disputa de rachas. O trabalho deve ser finalizado nesta quarta-feira (14), caso não chova. Assim que finalizar o serviço a Diretoria de Trânsito inicia o período de monitoramento e avaliação da medida.
De acordo com o diretor de Trânsito da companhia, Hemerson Pacheco, os blocos de concreto serão dispostos alternadamente nos lados direito e esquerdo da avenida. “Os anteparos serão fixados perto da calçada e do canteiro central, de modo que o condutor precise fazer um zigue-zague para chegar à entrada do Jardim Botânico de Londrina.”
Ele contou que, por se tratar de um declive extenso e sem cruzamentos, muitos condutores abusam do acelerador no local. Outros aproveitam o período noturno para fazer corridas clandestinas de carros, colocando em risco a vida deles mesmos e de outros motoristas e pedestres. “As autoridades policiais já estão por dentro da situação, mas a CMTU entendeu a necessidade de uma ação rápida e eficaz, capaz de obrigar o automóvel a circular em velocidade condizente com os padrões de segurança”, explicou.
Pacheco contou que a implantação da medida trata-se de um experimento, que posteriormente poderá ser ampliado para outros pontos do município. “A colocação dos tachões se deu a partir de estudos da companhia e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Após a implementação da novidade, vamos monitorar a via para avaliar se, de fato, a medida contribuiu para o fim dos ‘pegas’ e a diminuição da velocidade na área.”
Disputar corridas na via pública é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor pego em flagrante fica sujeito à perda de 7 pontos na carteira de habilitação, multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo. Além disso, aplica-se à prática também as normas do Código Penal e do Código de Processo Penal.
Outras ações - Ainda nesta segunda, a CMTU deu início à revitalização das placas e pinturas no asfalto no cruzamento das avenidas Alziro Zarur e Santos Dumont, no jardim Albatroz, zona leste de Londrina. “Os moradores das proximidades vinham reclamando da dificuldade em atravessar a via e do desrespeito às normas de trânsito. Então, até que o Ippul avalie a implantação de uma faixa elevada, intervenção considerada a mais adequada para o local, vamos melhorar a sinalização para desde já trazer mais segurança aos pedestres e condutores que circulam pela área”, afirmou o diretor Hemerson Pacheco.
Ele relatou que na semana passada, ainda na região leste, a companhia trabalhou na avenida Salgado Filho e no jardim Pequena Londres. “Durante 3 dias foram pintadas faixas de divisão de pista, travessias de segurança e marcas de parada obrigatória. Além de contribuir para a mobilidade urbana, a intervenção veio a oferecer mais proteção aos motoristas e a quem anda a pé pela localidade, principalmente em condições de baixa iluminaçção.”
Redes Sociais