Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU implanta tachões no acesso ao Jardim Botânico de Londrina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU implanta tachões no acesso ao Jardim Botânico de Londrina

Intervenção, com blocos de concreto posicionados alternadamente na avenida, visa coibir o excesso de velocidade na via

  • Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 13 de Junho de 2017, 16h51

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou, na tarde de ontem, segunda-feira (12), a instalação de tachões na avenida Dos Expedicionários, região sul da cidade. O objetivo da intervenção é forçar a diminuição da velocidade na via que, segundo moradores vizinhos, tem sido usada para a disputa de rachas. O trabalho deve ser finalizado nesta quarta-feira (14), caso não chova.  Assim que finalizar o serviço a Diretoria de Trânsito inicia o período de monitoramento e avaliação da medida.

De acordo com o diretor de Trânsito da companhia, Hemerson Pacheco, os blocos de concreto serão dispostos alternadamente nos lados direito e esquerdo da avenida. “Os anteparos serão fixados perto da calçada e do canteiro central, de modo que o condutor precise fazer um zigue-zague para chegar à entrada do Jardim Botânico de Londrina.”

Ele contou que, por se tratar de um declive extenso e sem cruzamentos, muitos condutores abusam do acelerador no local. Outros aproveitam o período noturno para fazer corridas clandestinas de carros, colocando em risco a vida deles mesmos e de outros motoristas e pedestres. “As autoridades policiais já estão por dentro da situação, mas a CMTU entendeu a necessidade de uma ação rápida e eficaz, capaz de obrigar o automóvel a circular em velocidade condizente com os padrões de segurança”, explicou.

Pacheco contou que a implantação da medida trata-se de um experimento, que posteriormente poderá ser ampliado para outros pontos do município. “A colocação dos tachões se deu a partir de estudos da companhia e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Após a implementação da novidade, vamos monitorar a via para avaliar se, de fato, a medida contribuiu para o fim dos ‘pegas’ e a diminuição da velocidade na área.”  

Disputar corridas na via pública é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor pego em flagrante fica sujeito à perda de 7 pontos na carteira de habilitação, multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo. Além disso, aplica-se à prática também as normas do Código Penal e do Código de Processo Penal.

Outras ações - Ainda nesta segunda, a CMTU deu início à revitalização das placas e pinturas no asfalto no cruzamento das avenidas Alziro Zarur e Santos Dumont, no jardim Albatroz, zona leste de Londrina. “Os moradores das proximidades vinham reclamando da dificuldade em atravessar a via e do desrespeito às normas de trânsito. Então, até que o Ippul avalie a implantação de uma faixa elevada, intervenção considerada a mais adequada para o local, vamos melhorar a sinalização para desde já trazer mais segurança aos pedestres e condutores que circulam pela área”, afirmou o diretor Hemerson Pacheco.

Ele relatou que na semana passada, ainda na região leste, a companhia trabalhou na avenida Salgado Filho e no jardim Pequena Londres. “Durante 3 dias foram pintadas faixas de divisão de pista, travessias de segurança e marcas de parada obrigatória. Além de contribuir para a mobilidade urbana, a intervenção veio a oferecer mais proteção aos motoristas e a quem anda a pé pela localidade, principalmente em condições de baixa iluminaçção.”

Registrado em:
Fim do conteúdo da página