CMTU faz apreensão de cigarros comercializados ilegalmente em áreas públicas
Fiscalização, realizada na região leste, teve apoio da Guarda Municipal; foram recolhidos 120 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai
Em nova ação contra o comércio ambulante irregular em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) apreendeu, na tarde desta segunda-feira (12), 120 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A fiscalização, realizada em parceria com a Guarda Municipal (GM), ocorreu em diversos pontos dos bairros Interlagos, Ideal, Marabá, Lindoia, Monterrey e Vila Siam, na região leste da cidade. Apesar do montante retirado de circulação, não houve a emissão de multas, já que os cerca de 10 vendedores clandestinos não portavam documentos pessoais no momento das abordagens.
A coordenadora de fiscalização da CMTU, Josiane Correia, contou que a operação se deu com base em denúncias e reclamações registradas na companhia. “Apesar de o combate ao contrabando de cigarros ser uma atribuição da Polícia Federal (PF), entendemos a necessidade de coibir esse tipo de comércio, principalmente porque a prática se desenvolve em áreas públicas e tem sido motivo de diversas queixas”, frisou.
Ela explicou que a escolha dos locais fiscalizados foi feita a partir de levantamentos da companhia e da própria GM. Além de garantir a segurança dos agentes municipais, os guardas tinham como objetivo a apreensão de drogas nas áreas visitadas. “Para isso, a GM disponibilizou para a ação cerca de 20 homens, 3 viaturas, 5 motocicletas, além de cães treinados para localizar entorpecentes”, disse.
Josiane considera importante a atuação da companhia no que diz respeito ao Código de Posturas do Município. “Estamos fazendo valer a lei. Ainda que o produto fosse previsto na legislação municipal, as pessoas abordadas não tinham licença da CMTU para o comércio em calçadas e canteiros de avenidas”, explicou.
A coordenadora afirmou que, para assegurar a efetividade de iniciativas como a de ontem, é necessária a atuação conjunta de diversos órgãos. “Ainda que por ações pontuais, vamos continuar fazendo a nossa parte. A intenção é desenvolver intervenções desse tipo ao menos uma vez por semana. A próxima localidade em que o trabalho será feito, inclusive, já está definida. Queremos percorrer a região central, principalmente nas proximidades do Calçadão e do Terminal Central”, garantiu.
Foto: Divulgação
Redes Sociais