Página inicial > Últimas Notícias > CMTU tem inscrições abertas para o Boa Praça

CMTU tem inscrições abertas para o Boa Praça

Programa que possibilita adoção de áreas públicas em troca da exploração de publicidade já tem 26 parcerias firmadas e outras 37 em fase final de análise

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 20 de Junho de 2017, 17h51

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está com inscrições abertas para os interessados em adotar praças, canteiros de avenidas, jardins e fundos de vale em Londrina. Pelo programa Boa Praça, empresas, cidadãos e grupos de pessoas podem assumir a manutenção de logradouros públicos e, em troca, instalar placas de propaganda nos locais. O objetivo da medida é envolver a população nos cuidados com a cidade, fomentando a participação e a responsabilidade coletiva sobre as áreas de lazer e convivência espalhadas pelo município.

A forma de divulgação das marcas e as dimensões dos engenhos publicitários podem variar de acordo com o tamanho dos locais pretendidos. Para espaços de até 750 m², é permitida a colocação de uma placa de 60 cm x 35 cm. De 750 a 1500 m², o interessado pode instalar até dois modelos no tamanho 80 cm x 60 cm. Já para lugares com território superior a 1500 m² é autorizado o uso de até três placas ou um toten de 1,80 cm x 60 cm.

De acordo com o coordenador de controle de praças públicas da CMTU, Leandro Rosa, o programa permite ao adotante atuar na conservação das áreas de uso coletivo e, ao mesmo tempo, chamar atenção para sua marca de forma bastante positiva. “Nossa intenção é envolver a comunidade londrinense, incentivar o exercício da cidadania e, assim, tornar a cidade mais bonita, o que acaba se convertendo em mídia para o responsável.”

O coordenador ressalta que, com a adoção de novos pontos pela iniciativa privada ou pelos cidadãos, o Município fica livre para investir recursos em outras frentes. “À medida que a CMTU deixa de fazer a capina em determinado lugar porque o serviço passou a ser feito por terceiros, os investimentos públicos voltados à conservação daquele espaço podem ser direcionados para áreas mais necessitadas. Isso aumenta o nosso poder de atuação”, pontua.

Novo modelo - Rosa explica que, do início do ano para cá, a atual gestão da companhia fez algumas alterações no Boa Praça, de modo a impulsionar as melhorias a  serem realizadas pelos parceiros. Ao contrário do que ocorria até o final de 2016, agora a CMTU exige do proponente o plantio de plantas perenes – mais resistentes ao calor e com ciclo de vida maior – num perímetro de pelo menos 15% da região pretendia. Outra determinação é a pintura dos meios-fios no entorno dos locais na cor branca.

Ele conta que, atualmente, 26 parcerias estão formalizadas e outras 37 estão em análise. “Todas as etapas iniciais de avaliação foram realizadas e, agora, falta apenas o parecer da comissão responsável por deliberar sobre os pedidos”. A expectativa é que até a 1ª quinzena de julho os novos proponentes estejam liberados para iniciar as benfeitorias. Entre as localidades contempladas estão a rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Santa Mônica, o fundo de vale do córrego Água Fresca e o cruzamento entre a Saul Elkind e a rua Coletor Anísio Ribas Bueno.

Na semana passada, a CMTU firmou com a MRV Engenharia o primeiro acordo dentro novo modelo do programa. Pelo termo de cooperação, a construtora passou a ser responsável pela rotatória da avenida Dos Pioneiros ao lado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O espaço adotado já começou a receber melhorias em troca da exploração de publicidade, como o plantio de flores, iluminação especial e a instalação de um espelho d’água.

Como ser um Boa Praça?

Para aderir ao Boa Praça e participar da construção de uma Londrina mais bonita e bem cuidada, o interessado pessoa física deve formalizar o pedido apresentando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a proposta de ação para o lugar escolhido. O modelo da carta de intenções pode ser baixado pelo site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Além da descrição dos cuidados propostos, no caso de pessoa jurídica, é preciso entregar ainda cópia do ato constitutivo ou contrato social da empresa, cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia dos documentos pessoais do responsável legal.

Em caso de dúvidas quanto aos procedimentos necessários à parceria, o solicitante pode entrar em contato com a CMTU pelo telefone 3379-7985, além do endereço de e-mail sac.cmtu@gmail.com. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Vivian Honorato