Página inicial > Últimas Notícias > “Bilhetes da morte”, ações com pedestres e blitz educativa movimentam Londrina

“Bilhetes da morte”, ações com pedestres e blitz educativa movimentam Londrina

Intervenções são iniciativa do Detran em parceria com a CMTU e a PM e ocorrem nesta quinta (29) e sexta-feira (30)

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 14h35

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Polícia Militar (PM), realizam em Londrina, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), diversas ações de conscientização sobre a segurança viária. A programação inclui intervenções em faixas de pedestres e locais de grande circulação de pessoas, além de blitz educativa e abordagens a motoristas em bares. Para alertar os condutores sobre o risco de beber e dirigir, nos estabelecimentos comerciais as orientações terão participação da “morte”. As iniciativas, realizadas pelo Detran pela primeira vez fora de Curitiba, acompanham a visita do diretor-geral do órgão ao município, Marcos Traad.

Programação -  Já na manhã desta quinta, a partir das 11h30, panfletos educativos foram distribuídos a estudantes na saída das aulas no Colégio Estadual Hugo Simas, na região central. A entrega dos folders ocorreram na calçada, incentivando os alunos a atravessarem apenas nas faixas de pedestre. Após o meio-dia, as abordagens ocorreram no Calçadão, retornando ao entorno da escola entre 13h e 14h. O objetivo foi chamar atenção para os comportamentos inadequados e os riscos de atropelamento na hora de cruzar a via.

No período noturno, a partir das 19h, frequentadores dos bares da rua Paranaguá, também no Centro, vão se deparar com uma figura macabra. Antes disso, no entanto, devem receber bilhetes inusitados. “Bebeu? Quer ir embora comigo?”; “Se não for embora de táxi, te pego lá fora”; “Vai dirigir depois de beber? Te encontro no primeiro semáforo”, provocam as mensagens. É a campanha “Bilhetes da morte”, lançada em maio na capital paranaense, cuja promessa é causar impacto e reflexão sobre as consequências fatais da combinação entre álcool e direção.

“É uma brincadeira. Primeiro os clientes recebem mensagens entregues pelos garçons, o que costuma despertar curiosidade quanto ao remetente. Depois, ficam sabendo que quem enviou o recado é a morte, que começa a perambular pelo estabelecimento”, explica Fábio Stelle, chefe de logística do Detran.

Ele diz que a intervenção vai contar ainda com a distribuição de bafômetros descartáveis, para que os próprios motoristas possam verificar a quantidade de álcool indicada no exame. A visitação começa pelo Máximo Villa, seguindo para o Varanda Bar, John O'Groats Pub e o Bar da Brahma, este último localizado na avenida Maringá. Já amanhã é a vez da praça de alimentação do Boulevard Londrina Shopping receber a ação. No link www.youtube.com/watch?v=3vLo0q733nQ  é possível conferir como funciona a dinâmica.

Também amanhã, das 11h às 13h, na avenida Dez de Dezembro, ocorre uma blitz educativa. Detran, CMTU e PM vão parar e abordar condutores e motociclistas para fazer a entrega de materiais de conscientização. O procedimento vai envolver conversas entre agentes e cidadãos, ressaltando os perigos do trânsito e convidando para uma cultura de paz no dia a dia das ruas.