Página inicial > Últimas Notícias > CMTU inspeciona três vans no primeiro dia de vistoria do transporte escolar

CMTU inspeciona três vans no primeiro dia de vistoria do transporte escolar

Período de recadastramento da frota vai até 31 de julho; agendamento pode ser feito pelos números 3379-7966 ou 3379-7973

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 04 de Julho de 2017, 16h21

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou na manhã desta terça-feira (4), nas plataformas 29 e 30 do Terminal Rodoviário, a vistoria dos veículos autorizados a realizar o transporte escolar em Londrina. No primeiro dia de inspeções, três vans passaram pelo procedimento e receberam o selo de cor vermelha que identifica, no segundo semestre deste ano, os carros regulares junto ao Município.

Com isso, os autorizados tiveram a renovação do alvará e estão aptos a fazer o leva e traz de estudantes na cidade até o final de dezembro.
O coordenador de transporte comercial da companhia, José Carlos da Silva, conta que as primeiras verificações ocorreram dentro do previsto.
“Os transportadores conhecem as exigências para aprovação na vistoria, então não tivemos problema algum. As vans estavam em condições adequadas de funcionamento, atendendo a todas as especificações da CMTU, e, portanto, receberam a prorrogação da licença de funcionamento.”

Durante a inspeção obrigatória são analisados itens indispensáveis à segurança dos estudantes. “Os aspectos de limpeza e conservação do veículo, o correto desempenho dos cintos, a performance dos faróis,  setas e limpadores de para-brisa, as condições dos pneus e do extintor de incêndio, entre outros.  Todos esses itens são condicionantes para que a van seja aprovada na vistoria. É uma forma de controle sobre a qualidade da frota, o que dá mais tranquilidade aos pais na hora de contratar o serviço”, explica o coordenador.

Realizado duas vezes ao ano, no período das férias escolares, o exame feito pela CMTU é única forma de recadastramento do veículo e renovação da licença. O transportador que não realizar o procedimento até o fim de julho fica sujeito à multa e à revogação do alvará. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada de natureza média e o valor da autuação é de R$ 130,16, com perda de 4 pontos na carteira. Já pela legislação que regulamenta a atividade no município a penalidade oscila entre R$ 198,50 e R$ 997,06.

As taxas referentes ao recadastramento das vans e dos micro-ônibus totalizam R$ 294,23. As solicitações de agendamento da inspeção e de emissão da guia para pagamento podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos números 3379-7966 ou 3379-7973. A CMTU orienta que, para evitar problemas com a fiscalização, os transportadores não deixem a vistoria para a última hora. Atualmente, 122 carros de 96 autorizados estão credenciados a fazer o leva e traz de estudantes na cidade. A relação dos licenciados, com informações de contato e da área coberta por eles, está disponível no site da companhia, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.