Página inicial > Últimas Notícias > CMTU apreende cigarros e DVDs comercializados ilegalmente em áreas públicas

CMTU apreende cigarros e DVDs comercializados ilegalmente em áreas públicas

Fiscalização, realizada na região norte, teve apoio da Guarda Municipal; foram recolhidos 122 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai e 781 DVDs

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 18h08

Em nova ação contra o comércio ambulante irregular em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) apreendeu, na tarde desta sexta-feira (7), 122 pacotes (1.220 maços) de cigarros contrabandeados do Paraguai. Além de cigarros, os agentes da Companhia apreenderam 781 DVDs e 30 isqueiros.

A fiscalização, realizada em parceria com a Guarda Municipal (GM), ocorreu em diversos pontos da região norte. Os materiais apreendidos foram recolhidos de ambulantes irregulares nas avenidas Saul Elkind, Francisco Gabriel Arruda, Henrique Mansano, Arcindo Sardo e Lucílio de Held.

A coordenadora de Fiscalização da CMTU, Josiane Correia, informou que esta ação integra a rotina realizada no centro e nos bairros contra o comércio ilegal de ambulantes. “Em relação a venda de cigarros, a CMTU vem apertando o cerco. Apesar de o combate ao contrabando de cigarros ser uma atribuição da Polícia Federal (PF), entendemos a necessidade de coibir esse tipo de comércio, principalmente porque a prática se desenvolve em áreas públicas”, explicou.

Ela contou que a escolha dos locais fiscalizados foi feita a partir de levantamentos da companhia e da própria GM. Além de garantir a segurança dos agentes municipais, os guardas tinham como objetivo a apreensão de drogas nas áreas visitadas. A coordenadora afirmou que, para assegurar a efetividade de iniciativas como de hoje, é necessária a atuação conjunta de diversos órgãos. “A intenção é desenvolver intervenções desse tipo ao menos uma vez por semana”, garantiu.

A coordenadora CMTU explicou ainda que, além de não terem autorização para a venda ambulante, os indivíduos alvo da operação trabalhavam com gêneros não previstos no Código de Posturas do Município. “Era uma situação de dupla irregularidade e nossos agentes cumpriram com a obrigação de fazer valer a legislação municipal”, destacou.

Ela lembrou que cigarros e DVDs são produtos que o Código de Postura não permite a comercialização por serem produtos contrabandeados e pirateados, portanto não há possibilidade de recuperação e a CMTU destina para a destruição.