Página inicial > Últimas Notícias > CMTU faz lançamento da campanha “Olhe e Sinalize”

CMTU faz lançamento da campanha “Olhe e Sinalize”

Iniciativa busca incentivar, entre pedestres e motoristas, o respeito à faixa de segurança; evento foi realizado na manhã desta terça-feira (18)

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 18 de Julho de 2017, 17h37

cmtu.educação.transito.VP

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) lançou na manhã desta terça-feira (18), a campanha “Olhe e Sinalize”, que tem por objetivo conscientizar a sociedade londrinense para o respeito à faixa de pedestres. O evento, realizado no teatro Filadélfia, no centro, contou com a exibição de dados sobre o número de acidentes e atropela

mentos registrados na cidade no primeiro semestre, detalhamento das ações do programa e a exibição do material produzido para veiculação nas mídias.

cmtu.educação.transito.V2

Participaram da solenidade o presidente da companhia, Moacir Sgarioni, o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, o chefe da Ciretran de Londrina, Antenor Ribeiro, e o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça.

O presidente da CMTU elogiou o caráter educativo da campanha “Olhe e Sinalize”, que se diferencia da “Pé na Faixa”, lançada em 2010, por apostar no gesto do pedestre em estender a mão na borda da via para solicitar passagem. “Em cidades como Brasília, por exemplo, observamos essa cultura de respeito e prioridade a quem anda a pé. Também desejamos isso em Londrina. Queremos um trânsito onde pessoas e veículos circulem em sintonia”, disse.

Ele ressaltou que, além das

ações pedagógicas, a atual gestão da CMTU tem buscado melhorar o dia a dia das ruas também com outras ferramentas. Sgarioni revelou que a companhia está na fase final de licitação para contratação de serviços que permitirão dobrar a atual capacidade de pintura asfáltica no município.

Outra novidade estudada é a contratação de um guincho-plataforma para a remoção de veículos, caçambas e carroças irregulares, além de sucatas de automóveis abandona

das

cmtu.educação.transito.V4nas vias. A implementação de radares que dialoguem com o condutor, parabenizando quem passar abaixo do limite de velocidade, também está entre as intenções do presidente. “Temos certeza de que as iniciativas de educação, a fiscalização e o apoio da imprensa vão colaborar na diminuição dos índices de ocorrências e, principalmente, atropelamentos. Esperamos que, com o tempo, as atitudes que estamos incentivando se tornem naturais entre pedestres e motoristas”, afirmou.

O diretor de Trânsito, Hemerson Pacheco, explicou que a campanha “Olhe e Sinalize” veio de encontro aos dados indicados pelo Placar do Trânsito. Segundo o levantamento, dos 177 atropelamentos registrados em Londrina de janeiro a junho, somente três ocorreram em faixas de segurança. “Nossa atuação busca a redução dos números apresentados no estudo. É inconcebível que alguém seja atingido por um veículo em plena faixa. Por isso, a campanha busca uma mudança de cultura entre quem anda a pé, que muitas vezes atravessa em pontos inadequados e se porta distraidamente, e os motoristas, nem sempre educados a respeitar a parte mais frágil no trânsito”, detalhou.

Antenor Ribeiro, diretor da Ciretran local, exaltou o empenho da campanha em conscientizar também o pedestre. Ele afirmou que, atualmente, a cidade conta com cerca de 350 mil veículos registrados, o que invariavelmente implica em muitas demandas na área de trânsito. “É claro que a CMTU tem limitações orçamentárias e de mão de obra no gerenciamento da dinâmica viária. No entanto, não podemos ficar só na lamentação. Uma mudança no panorama das ruas passa pela união e colaboração de todos”, frisou.

Campanha - Concebida como uma evolução da campanha “Pé na Faixa”, a iniciativa “Olhe e Sinalize” busca convencer o pedestre a atravessar as vias somente sobre a faixa de segurança. Além de realizar a passagem nos locais adequados, o programa se propõe a instaurar novos cuidados entre quem anda a pé. Aguardar na calçada, esticar o braço para indicar a intenção de passar, olhar para os dois lados da rua e estabelecer contato visual com o motorista antes da travessia são comportamentos que a CMTU busca incentivar.

cmtu.educação.transito.V3A “Olhe e Sinalize” envolve a implantação de nova sinalização viária em diversos pontos da cidade. Na primeira etapa, onze pontos receberão placas e pinturas no asfalto alusivas à campanha. O primeiro é a avenida Aminthas de Barros, na altura do Zerão, onde as intervenções foram acompanhadas, também na manhã de hoje, de orientação e fiscalização do fluxo por agentes da companhia. Até o final do ano, o trabalho será gradativamente ampliado para outros locais com grande circulação de pedestres. À medida que a sinalização antiga for retirada dos locais contemplados com a ação, os modelos serão reformados para utilização em outros pontos.

Para potencializar o alcance da campanha, a CMTU também programou a veiculação de peças publicitárias na internet, em outdoors e emissoras de rádio e televisão. Um comercial foi gravado em parceria com uma emissora de TV local e um spot, que vem sendo veiculado há cerca de duas semanas por uma rádio da cidade, se propõe a chamar a atenção para o programa. A CMTU tem buscado novos apoiadores da causa e, nas semanas seguintes, outros veículos de comunicação serão convidados a aderir à iniciativa.

Dentre as autoridades presentes durante a solenidade de lançamento da campanha, estavam também o vereador Filipe Barros, o pró-reitor da Unifil, Lupercio Luppi, secretários municipais, representantes da Polícia Militar (PM), Guarda Municipal (GM), do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, entre outros.

Fotos: Vivian Honorato