Página inicial > Últimas Notícias > Saul Elkind recebe intervenções da campanha “Olhe e Sinalize”

Saul Elkind recebe intervenções da campanha “Olhe e Sinalize”

Na segunda-feira (24), trecho da via que é campeã em mortes no trânsito passa a contar sinalização exclusiva para pedestres

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 08h34

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza nesta segunda-feira (24), a partir das 8 horas, a implantação de nova sinalização viária no segundo local escolhido para receber as intervenções da campanha “Olhe e Sinalize”. O ponto selecionado é a faixa de pedestres localizada na avenida Saul Elkind, ao lado  da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM), no conjunto Sebastião de Melo, região norte de Londrina. A atividade será acompanhada de orientação e fiscalização do fluxo por agentes da companhia.

A seleção da área se deu em função da grande circulação de veículos e da alta concentração de polos geradores de tráfego nos arredores. “Além da 4ª Companhia, nas proximidades há uma unidade do Sesc, diversos estabelecimentos comerciais e o Hospital da Zona Norte”, explica Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU.

Outro fator que motivou a escolha são os índices de acidentes registrados na via. De acordo com o Placar do Trânsito, a Saul Elkind é a avenida municipal que mais teve ocorrências fatais entre janeiro e junho deste ano. Foram seis óbitos contabilizados, sendo dois por atropelamento. “O vai-e-vem de gente é muito grande, daí a necessidade de reforçar entre pedestres e motoristas o respeito à faixa”, afirma Ribeiro.

No local, placas exclusivas da campanha e demarcações na pista, posicionadas antes da travessia, vão indicar aos condutores a presença de pedestres. A sinalização vertical ficará responsável por orientar o pedestre a olhar para os dois lados e estender o braço demonstrando a intenção de atravessar. “A ideia é uma mudança de cultura. Não basta somente usar a faixa, queremos que as pessoas se façam visíveis aos automóveis, estabeleçam contato visual com quem está no carro e só então, com os veículos devidamente imobilizados, iniciem a travessia”, ressalta.

Ribeiro conta que, desde o lançamento da “Olhe e Sinalize”, na última terça-feira (18), muita gente tem procurado os fiscais da companhia para elogiar a iniciativa. “A população tem nos dado um retorno bastante positivo. Tem cobrado mais fiscalização e indicados lugares para receber as intervenções”, relata.

Na primeira etapa do programa, 11 pontos vão receber as novas placas e pinturas. A expectativa da CMTU é que gradativamente esse número seja ampliado, levando a campanha para todas as regiões da cidade. “Muitos acham que as leis de trânsito servem só para a área central, mas o respeito ao pedestre e às faixas de segurança deve ocorrer em toda e qualquer via, inclusive nos bairros”, afirma o coordenador.

Campanha - Concebida como uma evolução do “Pé na faixa”, a iniciativa “Olhe e sinalize” pretende instaurar, entre motoristas e em pedestres, novos comportamentos na hora de atravessar as ruas e avenidas. Além de buscar convencer o pedestre a fazer a passagem somente nos locais adequados, o programa se propõe a incutir o hábito de aguardar na calçada, estender o braço para indicar a intenção de passar, olhar para os dois lados da via e visualizar claramente o condutor antes da travessia.

Para isso, a CMTU aposta na implementação de nova sinalização viária, além da veiculação de peças publicitárias na internet, em outdoors e emissoras de rádio e televisão. A companhia tem feito contato com veículos de comunicação para buscar apoio na divulgação da proposta. No primeiro semestre de 2017, foram 177 pessoas atropeladas em Londrina e 13 delas morreram. Do total de ocorrências, somente três aconteceram nas faixas de segurança, o que demonstra a necessidade de estabelecer entre a população a ideia desses locais como espaços mais seguros ao pedestre.