Página inicial > Últimas Notícias > CMTU leva educação no trânsito à Praça Nishinomiya neste sábado (22)

CMTU leva educação no trânsito à Praça Nishinomiya neste sábado (22)

Em evento realizado por emissora de TV, moradores poderão conversar com agentes, receber orientações e participar de jogos interativos

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 21 de Julho de 2017, 09h22

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participa neste sábado (22), a partir das 9h, do “Tarobá no seu bairro” – evento que desde 2016 leva entretenimento e serviços de saúde e cidadania a diversos pontos da cidade. As atividades vão ocorrer na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto Governador José Richa. Além da limpeza do espaço para a realização da festa, a companhia marca presença durante toda a edição com serviços na área de educação no trânsito.

Logo no início da manhã, antes de começar a movimentação, a CMTU vai realizara varrição de calçadas e sarjetas em todo o perímetro da praça. Fará também o esvaziamento de lixeiras e o recolhimento de papéis, plásticos e pequenos resíduos jogados no chão.

Para atender a comunidade com orientações de trânsito voltadas a adultos e crianças, a Coordenadoria de Educação da companhia vai fazer a distribuição de materiais explicativos, jogos e brindes. Além disso, vai apresentar aos visitantes as novas placas da campanha “Olhe e Sinalize”, lançada na última terça-feira (18) com o objetivo de conscientizar pedestres e motoristas sobre o uso da faixa de segurança.

Para esta edição do “Tarobá no seu bairro”, outra novidade separada pela CMTU é um questionário interativo para testar os conhecimentos do público sobre legislação de trânsito e bons comportamentos no dia a dia das ruas. “Funciona assim: o cidadão gira a roleta, que depois de rodopiar para em uma casa numérica. Em cada número vai haver uma pergunta, e quem acertar o desafio leva um brinde para casa”, explicou Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU.

Entre as prendas estão cestos de lixo veiculares, cartilhas, dominós, portas-documento e outros itens. Segundo o coordenador, mais do que avaliar a percepção das pessoas sobre as regras de circulação, a brincadeira se propõe também a ensinar. “A ideia passar informações de um jeito simples e descontraído, de modo a envolver o participante por meio do recebimento de prêmios”, disse.

Para Ribeiro, eventos como o deste sábado aproximam a CMTU da população, e promovem ambientes de convivência entre moradores e o poder público. “O mais legal é o contato com o público, é esse tempo de qualidade que a gente tem com quem se dirige à nossa barraca”, destacou.

Ele afirmou que, para além das atribuições de fiscalização dos agentes, é importante que a comunidade observe a função orientativa, acolhedora e explicativa nos fiscais. “Na correria da dinâmica do trânsito, muitas vezes o condutor não tem a oportunidade de recorrer a um de nós para trocar ideias ou tirar dúvidas. Então, certamente se trata de uma ótima chance para isso acontecer”, ressaltou.