Página inicial > Últimas Notícias > CMTU limpa pontos de descarte irregular nas regiões de Londrina

CMTU limpa pontos de descarte irregular nas regiões de Londrina

Na sexta-feira (21) e sábado (22), 87 caminhões de lixo foram retirados de áreas nas regiões oeste e leste

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Terça, 25 de Julho de 2017, 09h15

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou, na última sexta-feira (21), a limpeza do ponto de descarte irregular localizado na estrada sem pavimentação do Jardim Ana Terra, na região oeste de Londrina.

O trabalho se estendeu durante o sábado (22), tendo sido viabilizado a partir de uma reunião pública na Câmara de Vereadores coordenada pelo vereador Vilson Bittencourt e a determinação do Ministério Público. O encontro ocorreu em junho e teve como pauta a busca de soluções para o depósito clandestino realizado no local.

Até o momento, 70 caminhões de detritos foram removidos da área. Para isso, foram utilizados oito caminhões e uma pá carregadeira, maquinário pertencente às terceirizadas Construrban, Costa Oeste e Kurica Ambiental.

De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Moacir Sgarioni, a limpeza realizada era uma reivindicação antiga da comunidade. “Entendemos a importância desse serviço na qualidade de vida dos moradores do bairro”, afirmou. Ele também ressaltou o engajamento da CMTU e das terceirizadas nesta ação. “Agradecemos as empresas que entenderam a gravidade da situação e se colocaram à disposição da CMTU para resolver este problema sem custos adicionais ao Município”, comentou.

Para Sgarioni, é necessário que as pessoas entendam que a cidade de Londrina pertence a todos, e que o papel de zelar pelos espaços de uso coletivo cabe a todo cidadão.

Estrada dos Pioneiros - Ainda no sábado (22), a CMTU disponibilizou máquina, caminhões e trabalhadores de uma de suas contratadas para auxiliar voluntários da cooperativa Sicredi. Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, eles uniram forças com a companhia para limpar o trecho de Londrina da Estrada dos Pioneiros, na zona leste. Na via que liga Londrina a Ibiporã, houve o recolhimento de móveis, eletrodomésticos, pneus, louças sanitárias e outros resíduos.

IMG-20170724-WA0014Os materiais foram conduzidos provisoriamente para a unidade do PEV, onde serão triados antes da destinação adequada de cada tipo de item. No total, 17 caminhões de lixo saíram do local. O trabalho de limpeza foi seguido da instalação de placas advertindo sobre a proibição de jogar lixo na área.

Para o presidente da companhia, iniciativas como essa precisam ser multiplicadas de modo a contemplar outras áreas do município. “É maravilhoso saber que muitos estão preocupados com a limpeza e a qualidade de vida em nossa cidade, dispostos a exercer a cidadania e arregaçar as mangas nesse sentido. Queremos que, a cada dia, mais e mais pessoas despertem a consciência para isso”, elogiou Sgarioni.

Ele afirmou que a CMTU está à disposição para colaborar com moradores, funcionários de empresas, associações de bairros, escolas, igrejas e outras comunidades que se propuserem a realizar mutirões de limpeza. “Atitudes assim são muito bem-vindas. Dentro das nossas possibilidades, vamos ceder caminhões e pá carregadeira necessários à remoção e ao transporte dos resíduos. Os grupos podem nos procurar para que a parceria seja organizada”, garantiu.

Em Londrina, a legislação prevê multa a quem joga detritos em bueiros, terrenos vazios, fundos de vale, ruas e outros logradouros. Quem for flagrado pela fiscalização está sujeito à autuação que pode chegar a R$ 3 mil. Se for constatado crime ambiental, a multa pode chegar à casa dos milhões. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas à CMTU, pelo  telefone 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana e feriados pelos telefones 99992-1276, 9948-4339 ou 99994-1470.

Em 2017, já foram limpos pela CMTU 57 pontos de descartes irregulares, totalizando 1.500 caminhões e 9 mil metros cúbicos de lixo.

Fotos: Divulgação - CMTU