Página inicial > Últimas Notícias > Centro Cívico recebe a 3ª intervenção da campanha “Olhe e Sinalize”

Centro Cívico recebe a 3ª intervenção da campanha “Olhe e Sinalize”

CMTU selecionou o local em função da grande movimentação de pedestres entre as sedes dos três poderes

• Escrito por Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 08h31

Na manhã da próxima segunda-feira (31), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá continuidade à implantação de novos pontos cobertos pela campanha “Olhe e Sinalize”. Desta vez, o local selecionado para receber a sinalização especial é a rua Octávio Zanetti, ao lado da Prefeitura de Londrina. Além do número de reclamações de desrespeito à faixa de segurança, outro fator que motivou a escolha é o intenso fluxo de pedestres na região. Fora a sede do Executivo, a localidade concentra ainda o Fórum Estadual e a Câmara de Vereadores.

Para trazer mais segurança aos visitantes e servidores do Centro Cívico, a CMTU vai realizar a colocação de placas exclusivas da iniciativa. Pinturas no asfalto, demarcadas antes da faixa de pedestres, também devem reforçar aos motoristas o vaivém constante de pessoas a pé. A intenção da medida é orientar quanto à necessidade de parar ainda na calçada, esticar o braço para demonstrar o interesse em atravessar, olhar para os dois lados da via e só então, com os veículos parados, iniciar a passagem. Junto aos condutores, o objetivo é conscientizar sobre a exigência do respeito à faixa.

Balanço - Desde que foi lançada, no dia 18, as ações da campanha já atingiram, aproximadamente, 1.200 indivíduos entre pedestres e motoristas. Foram 23 operações de orientação e fiscalização, que resultaram na emissão de 64 autuações por desrespeito à faixa de segurança. Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, foram autuados apenas condutores que, mesmo com os agentes da companhia presentes no local e com o pedestre posicionado de maneira correta e visível para executar a travessia, ainda assim deixaram de dar preferência de passagem.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não dar prioridade ao pedestre que se encontra na faixa a ele destinada é infração de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47. Apesar das penalidades impostas, Ribeiro se mostra otimista quanto ao êxito do programa. “A expectativa é que as pessoas, com o tempo, passem a assimilar essa ideia de respeito ao espaço de travessia. Sabemos que isso não vai ocorrer do dia para a noite, esse é um processo longo. Mas esperamos que os motoristas criem o hábito de reduzir a velocidade e parar perto desses locais”, destacou.

Para o coordenador, é natural que, no começo, as pessoas não entendam muito bem a campanha. “As abordagens dos agentes têm sido fundamentais nesse processo de conscientização. A recepção do londrinense, nas ruas e nas redes sociais, tem sido muito boa. As pessoas têm vindo até nós para elogiar a iniciativa e sugerir novos pontos de implantação das intervenções”, contou.

Lançadas no último dia 18, as medidas previstas na “Olhe e Sinalize” contemplaram até agora duas vias da cidade. A primeira delas foi a Aminthas de Barros, na altura do Zerão. Já a segunda foi a Saul Elkind, ao lado da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM). Na primeira etapa do programa, 11 pontos receberão as novas placas e pinturas. Posteriormente, o serviço deve ser ampliado para todas as regiões da cidade.