Página inicial > Últimas Notícias > Festival de Churros começa nesta sexta-feira em Londrina

Festival de Churros começa nesta sexta-feira em Londrina

Evento prossegue no final de semana na praça do Centro Cívico, com mais de 15 operações gastronômicas, montadas em Food Trucks e Food Bikes

• Escrito por Dayane Albuquerque e Assessoria de Imprensa CMTU
  • Criado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 16h57

Nesta sexta-feira (28), a partir das 17 horas, a população de Londrina terá mais uma opção de gastronomia, pois irá acontecer o 1º Festival de Churros de Londrina, na Praça do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, que está se tornando um ponto gastronômico e de lazer para os londrinenses. O evento também irá acontecer no final de semana, no sábado (29), das 10 às 23 horas, e no domingo (30), das 10 às 22 horas. A entrada é gratuita.

A expectativa é reunir cerca de 15 mil pessoas durante os três dias do festival, realizado pelas empresas Tarde Gastronômica e RT eventos, com apoio da Prefeitura de Londrina. Esta será a primeira cidade do Sul do Brasil a receber a caravana, que vai passar por mais de 40 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul até o início de 2018.

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Londrina, Bruno Ubiratan, ressaltou que uma das determinações do prefeito Marcelo Belinati é abrir os espaços públicos para a realização de eventos culturais, gastronômicos e esportivos. Ele ressaltou ainda que o Festival de Churros trará pessoas de diversas regiões do Brasil para Londrina. “Todos ganham com isso, a população, que pode contar com mais opções de lazer, e a cidade, já que eventos como este movimentam a economia do Município, ou seja, os hotéis, o comércio, os taxis, entre outros setores”, destacou.

Este será o terceiro evento que reúne Food Trucks na Praça do Centro Cívico. O primeiro aconteceu em 14 de junho, quando o prefeito Marcelo Belinati assinou o Decreto Municipal nº 739, que regulamenta e disciplina o funcionamento dessa forma de comércio gastronômico.  O segundo ocorreu no dia 20 de julho, quando participaram oito estabelecimentos de alimentos e bebidas.

Food Trucks - Estarão presentes no evento, mais de 15 operações gastronômicas, montadas em Food Trucks e Food Bikes. Os empresários são de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, sendo três de Londrina. Segundo o organizador do evento, Raphael Albini, o objetivo de colocar o Festival em frente à Prefeitura de Londrina é para que toda comunidade londrinense possa participar. “É um evento aberto ao público e voltado para toda a família”, ressaltou.

Deverão ser comercializadas mais de 30 opções de churros, que vão desde o tradicional de doce de leite, até o requintado cone de churros com sorvete, coberturas, granulados e especiarias, além de outras opções, como bolo de churros e a versão salgada do doce. O festival trará ainda lançamentos exclusivos, como o waffle de churros, cheesecake de churros e churros split (versão da banana Split para o doce).

Além dos churros, o Festival trará também a gastronomia artesanal, com opções de hambúrguer, comida mexicana, pizzas, batatas assadas, crepes franceses, entre outros itens. O evento trará também shows ao vivo e diversão para a criançada com a área kids. Quem gosta de passear com o animal de estimação pode ficar à vontade e levá-los.

CMTU – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irá participar do evento, com os serviços de orientação e fiscalização do trânsito. Segundo o coordenador de controle de Espaço Público da companhia, Alexandre Zuliani, a realização destes eventos foi proporcionada pelo decreto municipal nº 739, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati, que regularizou e disciplinou o funcionamento dos Food Trucks e Food Bikes em Londrina.

Ele explicou que o decreto anterior sobre a atividade dificultava a regularização dos foods na cidade e não deixava clara a contribuição de cada secretaria municipal nesse processo. “Já o atual viabilizou a devida regulamentação, possibilitando a presença dos veículos nos espaços públicos”, frisou.

De acordo com Zuliani, desde a publicação do novo decreto, 11 interessados já procuraram a CMTU em busca da emissão de comunicado para a Vigilância Sanitária. O documento é necessário para que o órgão faça a concessão de licença para a prática. “O solicitante precisa protocolar na CMTU o pedido, apresentando cópias simples de RG, CPF ou CNH, comprovante de endereço e documentação do veículo ou trailer. Deve ainda fazer a discriminação dos produtos que deseja vender, lembrando que o food truck deve estar em nome do empreendedor ou sócio da empresa”, explicou.

Para dar entrada no pedido, que deve ser entregue na CMTU com reconhecimento de firma, o requerente pode entrar em contato pelos números 3379-7959 ou 3379-7951. Por esses telefones, os atendentes da companhia tiram dúvidas e recolhem endereços de e-mail para o envio da lista de procedimentos exigidos. A emissão de comunicado para a Vigilância é feita gratuitamente, condicionada apenas às previsões contidas no decreto.

Foto: Vivian Honorato